DESCRIÇÃO
O Museus Públicos Municipais de Belo Horizonte integram 16ª Primavera dos Museus refletindo sobre o bicentenário da Independência do Brasil. O tema deste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
Entre as atrações estão visitas educativas, rodas de conversas, exposições, ações de salvaguarda e discussões sobre memória, lançamento de publicação, shows, oficinas e palestras.
A programação acontece entre de 17 a 25 de setembro de 2022:
- Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)
- Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH)
- Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO)
- Museu Casa Kubitschek (MCK)
- Museu de Arte da Pampulha (MAP)
- Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP
- e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). As atividades são gratuitas e podem ser consultadas logo abaixo:
Programação
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – São Luís
“Arquitetura dos sentidos: Pensar com as mãos”, com Ademar Alves
Dia 17 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação | Acessibilidade: libras.
Ademar Alves é um arquiteto surdo que promove uma leitura da Casa abordando aspectos da história e da arquitetura, que integra O Conjunto Moderno da Pampulha. A visita será realizada na Língua Brasileira de Sinais – Libras, e com tradução para português. No mês de setembro também celebramos o Orgulho Surdo e o Setembro Verde, Mês da Pessoa com Deficiência, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município para que os cidadãos conheçam e possam ajudar a promover a inclusão para todos.
Sessão comentada do filme “Clube das Ilusões”, com Ernane Alves, artista autista que dirige e atua no filme.
Dia 17 de setembro, às 16h | Aberto ao público | Sujeito a lotação | Classificação indicativa: 12 anos
Na trama, Ernane vive Fernando, um jovem que possui autismo leve, e também sofre de epilepsia. Ele não consegue se manter em nenhum emprego devido ao seu estado de saúde. Fernando namora Isabella, uma jovem ambiciosa e determinada e ambos são amigos de Caio, sendo que Fernando e Caio são amigos de infância. Caio é gay não assumido e nutre um amor platônico pelo melhor amigo. Os três têm um objetivo em comum: Deixar a cidade onde vivem no interior de Minas Gerais para tentarem a vida em São Paulo. Entre idas e vindas, provas de amizade e grandes revelações, os três embarcam numa jornada de aventura onde até um roubo é arquitetado por eles. Após a exibição do filme haverá um bate-papo com Ernane.
Exposição Virtual do “7º Concurso de Arte para Pessoas com Autismo”
Durante todo o mês de Setembro, de quarta a domingo, de 10 às 18h | Evento presencial com acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação
Durante todo o mês, o público poderá conferir a exposição virtual, no auditório da Casa, do “7º Concurso de Arte para pessoas com autismo”, promovido pela Galeria Aut e curadoria de Meiry Geraldo. A mostra conta com a participação de 60 artistas autistas de 34 cidades de 13 estados brasileiros. Com obras em diferentes técnicas e estilos, incluindo pinturas, desenhos, desenho digital, animes e esculturas, a exposição integra as ações do Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município.
Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado
Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”
Do dia 20 ao dia 25 de setembro, das 9h às 17h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
A Exposição pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país.
Apresentação da Banda de Música da GCMBH
Dia 21 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
A banda de Música da Guarda Municipal é um grupamento coordenado pelo Departamento de Ensino e Eventos Especiais, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Criada em Fevereiro de 2007, a banda tem um efetivo de 33 instrumentistas e um repertório amplo que vai do popular ao erudito.
Conversa ao Pé do Fogão, com Nayara Garófalo e Grace Alves
Dia 21 de setembro, às 14h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
O projeto tem como objetivo oportunizar aos pertencentes à comunidades de povos tradicionais de matrizes africanas (POTMAS), tenham acesso a formação como liderança e a capacitação como agente cultural de sua comunidade, contribuindo para a sua autonomia por meio da qualificação técnica em elaboração e gestão de projetos, ministrada por profissionais diversos da cadeia produtiva da cultura. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e divide-se em duas etapas: laboratório e mentoria.
Oficina: Livro ilustrado: leitura e criação.
Dia 22 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Oficina de apresentação de conceitos e atitudes básicas para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos livros, com Cleide Fernandes, na biblioteca.
Prêmio Mestres Cultura Popular
Dia 24 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Cerimônia de titulação das mestras e mestres contemplados na 5ª edição do Prêmio Mestres da Cultura de Belo Horizonte. Parceria com o Circuito Municipal de Cultura.
Sarau do Desjejum
Dia 25 de setembro, às 9h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais. Coordenação: Grupo “Canoa de Lua”.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Dia 25 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202, bairro – Cidade Jardim
Roda de Conversa: Conversas entre museus Muquifu e Museu Histórico Abílio Barreto
Dia 20 de setembro, às 9h. | Inscrições no e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A roda contará com o Chá da Dona Jovem que irá discorrer sobre processos de visibilidade, memória, história e resistências.
Roda de Conversa: “Questões socialmente vivas no acervo do MHAB”, com Jezulino Braga
Dia 22 de setembro, de 14h às 16h. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A descrição do acervo e a invisibilidade dos indivíduos nas instituições museais é o tema para um debate com os participantes a partir da experiência e pesquisa de Jezulino Braga, professor e pesquisador de processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Doutor em educação pela UFMG, atualmente exerce a função de vice-diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG).
Colóquio: “Conhecer para valorizar: artes manuais têxteis – poéticas e políticas”
Dia 23 de setembro, de 14h às 17h. |Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas | Emissão de certificado.
O Colóquio integra as ações do programa de extensão e pesquisa desenvolvido pela EBA/UFMG, por meio da parceria do grupo de pesquisa STUDIOLO/CNPQ com o Museu Histórico Abílio Barreto. O objetivo é compartilhar com a comunidade de Belo Horizonte atividades e pesquisas a partir do acervo têxtil do museu.
Visita mediada especial: “Resistências e Sobrevivências na exposição Complexa Cidade – algumas reflexões”
Dia 25 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
Mediação especial à exposição Complexa Cidade, instalada no Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, com olhar especial para a sala Resistências e Sobrevivências.
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Endereço: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes
Lançamento da Exposição Virtual “Cinejornais em Belo Horizonte”.
Dia 20 de setembro, no Portal Belo Horizonte ou presencialmente de quarta à sábado, de 11h às 18h | Evento virtual.
A exposição aborda diversos aspectos dos cinejornais informativos utilizados na capital mineira entre as décadas de 1920 a 1970, oferecendo ao público um panorama da história da cidade a partir destas produções. A mostra dá visibilidade a itens do acervo do MIS BH, que conta com 605 cinejornais, sendo a maioria deles de Belo Horizonte e feitos principalmente a partir da perspectiva da administração pública sobre a cidade. Além do caráter informativo, as produções também serviam como forma de propaganda. Entre os assuntos comuns estão: inaugurações de obras, pontos turísticos, festas populares e outros eventos tidos como importantes para a cidade. A virtualização da exposição vai de encontro ao objetivo do MIS BH na difusão e democratização do acervo sob sua guarda.
Roda de Conversa: “Produção e preservação audiovisual: territórios de resistências”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail: [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A produção cinematográfica naturalmente é uma forma de perpetuação e memória dos povos. Para que tal premissa se legitime, é necessário também a salvaguarda dessa produção e acervo gerado. Portanto, a preservação do patrimônio audiovisual se torna também a preservação das memórias e vivências de um sujeito em seu contexto espacial e histórico.
Palestrantes: Alexandre Pimenta Marques – abordará a documentação fílmica da ocupação da Escola de Educação da UFMG em 2016. Júnia Torres – apresentará sua experiência nas filmagens do longa “Aqui Favela, o Rap Representa”. Fernanda Elisa Costa Paulino e Rezende compartilhará sua experiência como coordenadora do acervo fílmico do Jesco Von Puttkamer, antropólogo que dedicou grande parte da sua vida ao registro dos povos indígenas brasileiros.
Mediação: Thiago Veloso Vitral – Coordenador do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Museu da Moda de Belo Horizonte
Endereço: Rua da Bahia, 1149 – Centro
Colóquio: “Conhecer para valorizar: roupa, imagem e memória”
Duas sessões no dia 21 de setembro, de 16h às 18h e de 19h30 às 21h30. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
O Colóquio compartilhará com a comunidade de pesquisadores e estudantes de design de moda os processos de pesquisa sobre Arte e Moda desenvolvida em parceria com a EBA/UFMG.
“Slow Week: Oficina Novo Fio Velho”
Dia 22 de setembro, de 16 às 19h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas
A partir das sobras de tecidos da máquina overloque, a oficina propõe experimentar e crochetar esses materiais na elaboração de acessórios de moda.
Visita mediada especial “Outras histórias” às exposições do MUMO
Dia 23 de setembro, às 14h | Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visita mediada com o educativo especial primavera de museus “outros 200, outras histórias” às exposições “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil” e “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”.
“Slow Week: Leilão de desapegos”.
Dia 24 de setembro, de 14h às 17h | Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visando incentivar ainda mais o consumo consciente na moda, o Leilão de Desapegos oferece a oportunidade dos participantes trocarem entre si suas peças não utilizadas por outras, sem nenhum custo. Até 20 pessoas poderão leiloar suas peças à frente e os demais poderão fazer outras trocas. Para a participação, é necessário que cada um traga as peças que pretende trocar.
Museu Casa Kubitschek
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha
Encontro das Bordadeiras do Projeto “Bordando Memórias”
Dia 24 de setembro, às 9h | Evento presencial com grupo convidado
O Museu Casa Kubitschek realiza encontro especial do projeto “Bordando Memórias”. O projeto que ocorre desde 2017 consiste no convite a um grupo de mulheres bordadeiras para bordar nos jardins do MCK e já reuniu mais de cem participantes. A cada ano, uma temática é escolhida e os bordados são produzidos a partir de pesquisas, imersões e compartilhamento de técnicas.
Visita Mediada à Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo email [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A exposição tem a proposta de colocar em diálogo com a casa modernista os bordados desenvolvidos no contexto do projeto Bordando Memórias e protótipos de objetos de design inspirados na Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos do museu.
Museu de Arte da Pampulha
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico – Pampulha
Visita e oficina nos Jardins – Especial Amílcar de Castro
Dia 24 de setembro, às 9h | Voltada para crianças entre 6 e 12 anos | Duração: 1h30 | Inscrições pelo formulário | Evento presencial com vagas limitadas
O programa educativo “Visita aos Jardins do Museu de Arte da Pampulha” convida o público para uma imersão no trabalho de Amilcar de Castro. A obra “A Porta” do artista instalada nos jardins do museu será o ponto de partida para a visita e oficina que propõe ativar o jardim, desenhar e criar a partir das técnicas e procedimentos que Amilcar de Castro utiliza em seus processos criativos.
Museus Pampulha – Deriva Sensorial
Dia 24 de setembro, às 10h | Disponível no canal de YouTube da Fundação Municipal de Cultura
Deriva Sensorial é um convite à imersão sensorial na Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. No ato de caminhar por entre cômodos, deslizar as mãos sobre o azulejo ou acolher o tato sonoro do eco acústico em nossos ouvidos, cada um dos equipamentos museais é apresentado em suas minúcias.
Investigando sons, gestos e texturas, a atividade convida o despertar do corpo e seus sentidos na apreensão do espaço de forma mais holística e menos racional. Através dos dispositivos audiovisuais o público é instigado a ocupar esse corpo virtual em suas explorações e, por extensão, replicar a experiência suscitada em seus próprios espaços domésticos e de circulação cotidiana. Com este mergulho pela ecologia acústica e gestual da Pampulha, os educativos do Projeto Pampulha Território Museu reafirmam a vocação do território e a importância da existência de práticas educativas que conectem as pessoas à paisagem de forma mais imersiva e significativa através de uma Pampulha “re-vista” por dentro.
16ª edição do Primavera dos Museus
lagoadapampulha
DESCRIÇÃO
O Museus Públicos Municipais de Belo Horizonte integram 16ª Primavera dos Museus refletindo sobre o bicentenário da Independência do Brasil. O tema deste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
Entre as atrações estão visitas educativas, rodas de conversas, exposições, ações de salvaguarda e discussões sobre memória, lançamento de publicação, shows, oficinas e palestras.
A programação acontece entre de 17 a 25 de setembro de 2022:
O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). As atividades são gratuitas e podem ser consultadas logo abaixo:
Programação
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – São Luís
“Arquitetura dos sentidos: Pensar com as mãos”, com Ademar Alves
Dia 17 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação | Acessibilidade: libras.
Ademar Alves é um arquiteto surdo que promove uma leitura da Casa abordando aspectos da história e da arquitetura, que integra O Conjunto Moderno da Pampulha. A visita será realizada na Língua Brasileira de Sinais – Libras, e com tradução para português. No mês de setembro também celebramos o Orgulho Surdo e o Setembro Verde, Mês da Pessoa com Deficiência, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município para que os cidadãos conheçam e possam ajudar a promover a inclusão para todos.
Sessão comentada do filme “Clube das Ilusões”, com Ernane Alves, artista autista que dirige e atua no filme.
Dia 17 de setembro, às 16h | Aberto ao público | Sujeito a lotação | Classificação indicativa: 12 anos
Na trama, Ernane vive Fernando, um jovem que possui autismo leve, e também sofre de epilepsia. Ele não consegue se manter em nenhum emprego devido ao seu estado de saúde. Fernando namora Isabella, uma jovem ambiciosa e determinada e ambos são amigos de Caio, sendo que Fernando e Caio são amigos de infância. Caio é gay não assumido e nutre um amor platônico pelo melhor amigo. Os três têm um objetivo em comum: Deixar a cidade onde vivem no interior de Minas Gerais para tentarem a vida em São Paulo. Entre idas e vindas, provas de amizade e grandes revelações, os três embarcam numa jornada de aventura onde até um roubo é arquitetado por eles. Após a exibição do filme haverá um bate-papo com Ernane.
Exposição Virtual do “7º Concurso de Arte para Pessoas com Autismo”
Durante todo o mês de Setembro, de quarta a domingo, de 10 às 18h | Evento presencial com acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação
Durante todo o mês, o público poderá conferir a exposição virtual, no auditório da Casa, do “7º Concurso de Arte para pessoas com autismo”, promovido pela Galeria Aut e curadoria de Meiry Geraldo. A mostra conta com a participação de 60 artistas autistas de 34 cidades de 13 estados brasileiros. Com obras em diferentes técnicas e estilos, incluindo pinturas, desenhos, desenho digital, animes e esculturas, a exposição integra as ações do Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município.
Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado
Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”
Do dia 20 ao dia 25 de setembro, das 9h às 17h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
A Exposição pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país.
Apresentação da Banda de Música da GCMBH
Dia 21 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
A banda de Música da Guarda Municipal é um grupamento coordenado pelo Departamento de Ensino e Eventos Especiais, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Criada em Fevereiro de 2007, a banda tem um efetivo de 33 instrumentistas e um repertório amplo que vai do popular ao erudito.
Conversa ao Pé do Fogão, com Nayara Garófalo e Grace Alves
Dia 21 de setembro, às 14h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
O projeto tem como objetivo oportunizar aos pertencentes à comunidades de povos tradicionais de matrizes africanas (POTMAS), tenham acesso a formação como liderança e a capacitação como agente cultural de sua comunidade, contribuindo para a sua autonomia por meio da qualificação técnica em elaboração e gestão de projetos, ministrada por profissionais diversos da cadeia produtiva da cultura. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e divide-se em duas etapas: laboratório e mentoria.
Oficina: Livro ilustrado: leitura e criação.
Dia 22 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Oficina de apresentação de conceitos e atitudes básicas para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos livros, com Cleide Fernandes, na biblioteca.
Prêmio Mestres Cultura Popular
Dia 24 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Cerimônia de titulação das mestras e mestres contemplados na 5ª edição do Prêmio Mestres da Cultura de Belo Horizonte. Parceria com o Circuito Municipal de Cultura.
Sarau do Desjejum
Dia 25 de setembro, às 9h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais. Coordenação: Grupo “Canoa de Lua”.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Dia 25 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202, bairro – Cidade Jardim
Roda de Conversa: Conversas entre museus Muquifu e Museu Histórico Abílio Barreto
Dia 20 de setembro, às 9h. | Inscrições no e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A roda contará com o Chá da Dona Jovem que irá discorrer sobre processos de visibilidade, memória, história e resistências.
Roda de Conversa: “Questões socialmente vivas no acervo do MHAB”, com Jezulino Braga
Dia 22 de setembro, de 14h às 16h. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A descrição do acervo e a invisibilidade dos indivíduos nas instituições museais é o tema para um debate com os participantes a partir da experiência e pesquisa de Jezulino Braga, professor e pesquisador de processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Doutor em educação pela UFMG, atualmente exerce a função de vice-diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG).
Colóquio: “Conhecer para valorizar: artes manuais têxteis – poéticas e políticas”
Dia 23 de setembro, de 14h às 17h. |Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas | Emissão de certificado.
O Colóquio integra as ações do programa de extensão e pesquisa desenvolvido pela EBA/UFMG, por meio da parceria do grupo de pesquisa STUDIOLO/CNPQ com o Museu Histórico Abílio Barreto. O objetivo é compartilhar com a comunidade de Belo Horizonte atividades e pesquisas a partir do acervo têxtil do museu.
Visita mediada especial: “Resistências e Sobrevivências na exposição Complexa Cidade – algumas reflexões”
Dia 25 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
Mediação especial à exposição Complexa Cidade, instalada no Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, com olhar especial para a sala Resistências e Sobrevivências.
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Endereço: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes
Lançamento da Exposição Virtual “Cinejornais em Belo Horizonte”.
Dia 20 de setembro, no Portal Belo Horizonte ou presencialmente de quarta à sábado, de 11h às 18h | Evento virtual.
A exposição aborda diversos aspectos dos cinejornais informativos utilizados na capital mineira entre as décadas de 1920 a 1970, oferecendo ao público um panorama da história da cidade a partir destas produções. A mostra dá visibilidade a itens do acervo do MIS BH, que conta com 605 cinejornais, sendo a maioria deles de Belo Horizonte e feitos principalmente a partir da perspectiva da administração pública sobre a cidade. Além do caráter informativo, as produções também serviam como forma de propaganda. Entre os assuntos comuns estão: inaugurações de obras, pontos turísticos, festas populares e outros eventos tidos como importantes para a cidade. A virtualização da exposição vai de encontro ao objetivo do MIS BH na difusão e democratização do acervo sob sua guarda.
Roda de Conversa: “Produção e preservação audiovisual: territórios de resistências”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail: [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A produção cinematográfica naturalmente é uma forma de perpetuação e memória dos povos. Para que tal premissa se legitime, é necessário também a salvaguarda dessa produção e acervo gerado. Portanto, a preservação do patrimônio audiovisual se torna também a preservação das memórias e vivências de um sujeito em seu contexto espacial e histórico.
Palestrantes: Alexandre Pimenta Marques – abordará a documentação fílmica da ocupação da Escola de Educação da UFMG em 2016. Júnia Torres – apresentará sua experiência nas filmagens do longa “Aqui Favela, o Rap Representa”. Fernanda Elisa Costa Paulino e Rezende compartilhará sua experiência como coordenadora do acervo fílmico do Jesco Von Puttkamer, antropólogo que dedicou grande parte da sua vida ao registro dos povos indígenas brasileiros.
Mediação: Thiago Veloso Vitral – Coordenador do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
Museu da Moda de Belo Horizonte
Endereço: Rua da Bahia, 1149 – Centro
Colóquio: “Conhecer para valorizar: roupa, imagem e memória”
Duas sessões no dia 21 de setembro, de 16h às 18h e de 19h30 às 21h30. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
O Colóquio compartilhará com a comunidade de pesquisadores e estudantes de design de moda os processos de pesquisa sobre Arte e Moda desenvolvida em parceria com a EBA/UFMG.
“Slow Week: Oficina Novo Fio Velho”
Dia 22 de setembro, de 16 às 19h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas
A partir das sobras de tecidos da máquina overloque, a oficina propõe experimentar e crochetar esses materiais na elaboração de acessórios de moda.
Visita mediada especial “Outras histórias” às exposições do MUMO
Dia 23 de setembro, às 14h | Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visita mediada com o educativo especial primavera de museus “outros 200, outras histórias” às exposições “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil” e “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”.
“Slow Week: Leilão de desapegos”.
Dia 24 de setembro, de 14h às 17h | Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visando incentivar ainda mais o consumo consciente na moda, o Leilão de Desapegos oferece a oportunidade dos participantes trocarem entre si suas peças não utilizadas por outras, sem nenhum custo. Até 20 pessoas poderão leiloar suas peças à frente e os demais poderão fazer outras trocas. Para a participação, é necessário que cada um traga as peças que pretende trocar.
Museu Casa Kubitschek
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha
Encontro das Bordadeiras do Projeto “Bordando Memórias”
Dia 24 de setembro, às 9h | Evento presencial com grupo convidado
O Museu Casa Kubitschek realiza encontro especial do projeto “Bordando Memórias”. O projeto que ocorre desde 2017 consiste no convite a um grupo de mulheres bordadeiras para bordar nos jardins do MCK e já reuniu mais de cem participantes. A cada ano, uma temática é escolhida e os bordados são produzidos a partir de pesquisas, imersões e compartilhamento de técnicas.
Visita Mediada à Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo email [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.
A exposição tem a proposta de colocar em diálogo com a casa modernista os bordados desenvolvidos no contexto do projeto Bordando Memórias e protótipos de objetos de design inspirados na Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos do museu.
Museu de Arte da Pampulha
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico – Pampulha
Visita e oficina nos Jardins – Especial Amílcar de Castro
Dia 24 de setembro, às 9h | Voltada para crianças entre 6 e 12 anos | Duração: 1h30 | Inscrições pelo formulário | Evento presencial com vagas limitadas
O programa educativo “Visita aos Jardins do Museu de Arte da Pampulha” convida o público para uma imersão no trabalho de Amilcar de Castro. A obra “A Porta” do artista instalada nos jardins do museu será o ponto de partida para a visita e oficina que propõe ativar o jardim, desenhar e criar a partir das técnicas e procedimentos que Amilcar de Castro utiliza em seus processos criativos.
Museus Pampulha – Deriva Sensorial
Dia 24 de setembro, às 10h | Disponível no canal de YouTube da Fundação Municipal de Cultura
Deriva Sensorial é um convite à imersão sensorial na Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. No ato de caminhar por entre cômodos, deslizar as mãos sobre o azulejo ou acolher o tato sonoro do eco acústico em nossos ouvidos, cada um dos equipamentos museais é apresentado em suas minúcias.
Investigando sons, gestos e texturas, a atividade convida o despertar do corpo e seus sentidos na apreensão do espaço de forma mais holística e menos racional. Através dos dispositivos audiovisuais o público é instigado a ocupar esse corpo virtual em suas explorações e, por extensão, replicar a experiência suscitada em seus próprios espaços domésticos e de circulação cotidiana. Com este mergulho pela ecologia acústica e gestual da Pampulha, os educativos do Projeto Pampulha Território Museu reafirmam a vocação do território e a importância da existência de práticas educativas que conectem as pessoas à paisagem de forma mais imersiva e significativa através de uma Pampulha “re-vista” por dentro.
Mais Lidos
Exposição: “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
É Pop BH – Festival de Música Autoral
Exposição: “Invento o mar” de Laura Belém
IV Encontro de Primavera da SBF – EPSBF 2024
Mais visto
Exposição: “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
É Pop BH – Festival de Música Autoral