Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
16ª edição do Primavera dos Museus

16ª edição do Primavera dos Museus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

DESCRIÇÃO

O Museus Públicos Municipais de Belo Horizonte integram 16ª Primavera dos Museus refletindo sobre o bicentenário da Independência do Brasil. O tema deste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

Entre as atrações estão visitas educativas, rodas de conversas, exposições, ações de salvaguarda e discussões sobre memória, lançamento de publicação, shows, oficinas e palestras.

A programação acontece entre de 17 a 25 de setembro de 2022:

  • Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)
  • Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH)
  • Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO)
  • Museu Casa Kubitschek (MCK)
  • Museu de Arte da Pampulha (MAP)
  • Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP
  • e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). As atividades são gratuitas e podem ser consultadas logo abaixo: 


Programação 

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – São Luís 
 
“Arquitetura dos sentidos: Pensar com as mãos”, com Ademar Alves
Dia 17 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação | Acessibilidade: libras.

Ademar Alves é um arquiteto surdo que promove uma leitura da Casa abordando aspectos da história e da arquitetura, que integra O Conjunto Moderno da Pampulha. A visita será realizada na Língua Brasileira de Sinais – Libras, e com tradução para português. No mês de setembro também celebramos o Orgulho Surdo e o Setembro Verde, Mês da Pessoa com Deficiência,  organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município para que os cidadãos conheçam e possam ajudar a promover a inclusão para todos.


Sessão comentada do filme “Clube das Ilusões”, com Ernane Alves, artista autista que dirige e atua no filme. 
Dia 17 de setembro, às 16h | Aberto ao público |  Sujeito a lotação | Classificação indicativa: 12 anos

Na trama, Ernane vive Fernando, um jovem que possui autismo leve, e também sofre de epilepsia. Ele não consegue se manter em nenhum emprego devido ao seu estado de saúde. Fernando namora Isabella, uma jovem ambiciosa e determinada e ambos são amigos de Caio, sendo que Fernando e Caio são amigos de infância. Caio é gay não assumido  e nutre um amor platônico pelo melhor amigo. Os três têm um objetivo em comum: Deixar a cidade onde vivem no interior de Minas Gerais para tentarem a vida em São Paulo. Entre idas e vindas, provas de amizade e grandes revelações, os três embarcam numa jornada de aventura onde até um roubo é arquitetado por eles. Após a exibição do filme haverá um bate-papo com Ernane.


Exposição Virtual do “7º Concurso de Arte para Pessoas com Autismo” 
Durante todo o mês de Setembro,  de quarta a domingo, de 10 às 18h | Evento presencial com acesso livre para todos os públicos | Sujeito a lotação

Durante todo o mês, o público poderá conferir a exposição virtual, no auditório da Casa, do “7º Concurso de Arte para pessoas com autismo”, promovido pela Galeria Aut e curadoria de Meiry Geraldo. A mostra conta com a participação de 60 artistas autistas de 34 cidades de 13 estados brasileiros. Com obras em diferentes técnicas e estilos, incluindo pinturas, desenhos, desenho digital, animes e esculturas, a exposição integra as ações do Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência,  organizado pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas no município.

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã

Exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”
Do dia 20 ao dia 25 de setembro, das 9h às 17h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.

A Exposição pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país.


Apresentação da Banda de Música da GCMBH
Dia 21 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.

A banda de Música da Guarda Municipal é um grupamento coordenado pelo Departamento de Ensino e Eventos Especiais, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Criada em Fevereiro de 2007, a banda tem um efetivo de 33 instrumentistas e um repertório amplo que vai do popular ao erudito.


Conversa ao Pé do Fogão, com Nayara Garófalo e Grace Alves
Dia 21 de setembro, às 14h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
 
O projeto tem como objetivo oportunizar aos pertencentes à comunidades de povos tradicionais de matrizes africanas (POTMAS), tenham acesso a formação como liderança e a capacitação como agente cultural de sua comunidade, contribuindo para a sua autonomia por meio da qualificação técnica em elaboração e gestão de projetos, ministrada por profissionais diversos da cadeia produtiva da cultura. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e divide-se em duas etapas: laboratório e mentoria.


Oficina: Livro ilustrado: leitura e criação.
Dia 22 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.

Oficina de apresentação de conceitos e atitudes básicas para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos livros, com Cleide Fernandes, na biblioteca.


Prêmio Mestres Cultura Popular
Dia 24 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
 
Cerimônia de titulação das mestras e mestres contemplados na 5ª edição do Prêmio Mestres da Cultura de Belo Horizonte. Parceria com o Circuito Municipal de Cultura.


Sarau do Desjejum
Dia 25 de setembro, às 9h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
 
Espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais. Coordenação: Grupo “Canoa de Lua”.


Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Dia 25 de setembro, às 10h | Evento presencial, acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.

Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.

Museu Histórico Abílio Barreto

Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202, bairro – Cidade Jardim
 
Roda de Conversa: Conversas entre museus Muquifu e Museu Histórico Abílio Barreto
Dia 20 de setembro, às 9h. | Inscrições no e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

A roda contará com o Chá da Dona Jovem que irá discorrer sobre processos de visibilidade, memória, história e resistências.


Roda de Conversa: “Questões socialmente vivas no acervo do MHAB”, com Jezulino Braga
Dia 22 de setembro, de 14h às 16h. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

A descrição do acervo e a invisibilidade dos indivíduos nas instituições museais é o tema para um debate com os participantes a partir da experiência e pesquisa de Jezulino Braga, professor e pesquisador de processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Doutor em educação pela UFMG, atualmente exerce a função de vice-diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG).


Colóquio: “Conhecer para valorizar: artes manuais têxteis – poéticas e políticas”
Dia 23 de setembro, de 14h às 17h. |Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas | Emissão de certificado.

O Colóquio integra as ações do programa de extensão e pesquisa desenvolvido pela EBA/UFMG, por meio da parceria do grupo de pesquisa STUDIOLO/CNPQ com o Museu Histórico Abílio Barreto. O objetivo é compartilhar com a comunidade de Belo Horizonte atividades e pesquisas a partir do acervo têxtil do museu.


Visita mediada especial: “Resistências e Sobrevivências na exposição Complexa Cidade – algumas reflexões” 
Dia 25 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

Mediação especial à exposição Complexa Cidade, instalada no Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, com olhar especial para a sala Resistências e Sobrevivências. 

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte

Endereço: Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes

Lançamento da Exposição Virtual “Cinejornais em Belo Horizonte”. 
Dia 20 de setembro, no Portal Belo Horizonte ou presencialmente de quarta à sábado, de 11h às 18h | Evento virtual.  

A exposição aborda diversos aspectos dos cinejornais informativos utilizados na capital mineira entre as décadas de 1920 a 1970, oferecendo ao público um panorama da história da cidade a partir destas produções. A mostra dá visibilidade a itens do acervo do MIS BH, que conta com 605 cinejornais, sendo a maioria deles de Belo Horizonte e feitos principalmente a partir da perspectiva da administração pública sobre a cidade. Além do caráter informativo, as produções também serviam como forma de propaganda. Entre os assuntos comuns estão: inaugurações de obras, pontos turísticos, festas populares e outros eventos tidos como importantes para a cidade. A virtualização da exposição vai de encontro ao objetivo do MIS BH na difusão e democratização do acervo sob sua guarda. 


Roda de Conversa: “Produção e preservação audiovisual: territórios de resistências”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo e-mail: [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

A produção cinematográfica naturalmente é uma forma de perpetuação e memória dos povos. Para que tal premissa se legitime, é necessário também a salvaguarda dessa produção e acervo gerado. Portanto, a preservação do patrimônio audiovisual se torna também a preservação das memórias e vivências de um sujeito em seu contexto espacial e histórico. 
Palestrantes: Alexandre Pimenta Marques – abordará a documentação fílmica da ocupação da Escola de Educação da UFMG em 2016. Júnia Torres – apresentará sua experiência nas filmagens do longa “Aqui Favela, o Rap Representa”. Fernanda Elisa Costa Paulino e Rezende compartilhará sua experiência como coordenadora do acervo fílmico do Jesco Von Puttkamer, antropólogo que dedicou grande parte da sua vida ao registro dos povos indígenas brasileiros.

Mediação: Thiago Veloso Vitral – Coordenador do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte

Museu da Moda de Belo Horizonte

Endereço: Rua da Bahia, 1149 – Centro 
 
Colóquio: “Conhecer para valorizar: roupa, imagem e memória”
Duas sessões no dia 21 de setembro, de 16h às 18h e de 19h30 às 21h30. | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

O Colóquio compartilhará com a comunidade de pesquisadores e estudantes de design de moda os processos de pesquisa sobre Arte e Moda desenvolvida em parceria com a EBA/UFMG.


“Slow Week: Oficina Novo Fio Velho” 
Dia 22 de setembro, de 16 às 19h | Inscrições pelo e-mail [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas
A partir das sobras de tecidos da máquina overloque, a oficina propõe experimentar e crochetar esses materiais na elaboração de acessórios de moda.


Visita mediada especial “Outras histórias” às exposições do MUMO
Dia 23 de setembro, às 14h |  Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visita mediada com o educativo especial primavera de museus “outros 200, outras histórias” às exposições “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil”  e “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”.


“Slow Week: Leilão de desapegos”.
Dia 24 de setembro, de 14h às 17h | Acesso livre para todos os públicos. Sujeito a lotação.
Visando incentivar ainda mais o consumo consciente na moda, o Leilão de Desapegos oferece a oportunidade dos participantes trocarem entre si suas peças não utilizadas por outras, sem nenhum custo. Até 20 pessoas poderão leiloar suas peças à frente e os demais poderão fazer outras trocas. Para a participação, é necessário que cada um traga as peças que pretende trocar.

Museu Casa Kubitschek

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha
 
Encontro das Bordadeiras do Projeto “Bordando Memórias”
Dia 24 de setembro, às 9h | Evento presencial com grupo convidado

O Museu Casa Kubitschek realiza encontro especial do projeto “Bordando Memórias”. O projeto que ocorre desde 2017 consiste no convite a um grupo de mulheres bordadeiras para bordar nos jardins do MCK e já reuniu mais de cem participantes. A cada ano, uma temática é escolhida e os bordados são produzidos a partir de pesquisas, imersões e compartilhamento de técnicas. 


Visita Mediada à Exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”
Dia 24 de setembro, às 10h | Inscrições pelo email [email protected] | Evento presencial com vagas limitadas.

A exposição tem a proposta de colocar em diálogo com a casa modernista os bordados desenvolvidos no contexto do projeto Bordando Memórias e protótipos de objetos de design inspirados na Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos do museu.

Museu de Arte da Pampulha

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico – Pampulha
 
Visita e oficina nos Jardins – Especial Amílcar de Castro
Dia 24 de setembro, às 9h | Voltada para crianças entre 6 e 12 anos | Duração: 1h30 | Inscrições pelo formulário | Evento presencial com vagas limitadas

O programa educativo “Visita aos Jardins do Museu de Arte da Pampulha” convida o público para uma imersão no trabalho de Amilcar de Castro. A obra “A Porta” do artista instalada nos jardins do museu será o ponto de partida para a visita e oficina que propõe ativar o jardim, desenhar e criar a partir das técnicas e procedimentos que Amilcar de Castro utiliza em seus processos criativos.


Museus Pampulha – Deriva Sensorial
Dia 24 de setembro, às 10h | Disponível no canal de YouTube da Fundação Municipal de Cultura
 
Deriva Sensorial é um convite à imersão sensorial na Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. No ato de caminhar por entre cômodos, deslizar as mãos sobre o azulejo ou acolher o tato sonoro do eco acústico em nossos ouvidos, cada um dos equipamentos museais é apresentado em suas minúcias.
 
Investigando sons, gestos e texturas, a atividade convida o despertar do corpo e seus sentidos na apreensão do espaço de forma mais holística e menos racional. Através dos dispositivos audiovisuais o público é instigado a ocupar esse corpo virtual em suas explorações e, por extensão, replicar a experiência suscitada em seus próprios espaços domésticos e de circulação cotidiana. Com este mergulho pela ecologia acústica e gestual da Pampulha, os educativos do Projeto Pampulha Território Museu reafirmam a vocação do território e a importância da existência de práticas educativas que conectem as pessoas à paisagem de forma mais imersiva e significativa através de uma Pampulha “re-vista” por dentro.