Conjunto Arquitetônico da Pampulha recebe nova iluminação

O objetivo é aumentar a segurança na região e valorizar as construções .

Pontos Turísticos da Lagoa da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha vai receber uma nova iluminação especial para valorizar as formas e reforçar a sensação de segurança no entorno. Essas modificações têm início no mês de junho e integram a segunda etapa do projeto Iluminação de Destaque, que propõe a reformulação luminotécnica da região.

O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira entregue à população já no final de outubro de 2018, como a reestruturação completa da iluminação da praça da Liberdade e entorno, praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, Praça do Papa e mirante das Mangabeiras.

Entre os desafios desta etapa está a iluminação da barragem da Pampulha. Por ser localizada na cabeceira de uma pista de pouso, existem restrições quanto à instalação de postes nas imediações.

“Estudamos o caso e desenvolvemos junto a um fabricante, luminárias dotadas de projetores LED com feixe direcionado. A ideia é implantá-las nos nichos existentes na mureta lateral. Desta forma conseguimos solucionar a falta de iluminação do local, que está escuro há anos”, destaca Marcelo Menegatto, diretor de Engenharia e Tecnologia da BHIP, concessionária responsável pela iluminação da capital.

Entorno da Lagoa da Pampulha

Os 1,7 mil pontos de iluminação da orla receberão novas luminárias LED. Também serão feitas correções, readequações e recomposição de trechos da rede elétrica danificados por vandalismo ou ação do tempo.

Casa do Baile

O espaço receberá iluminação na fachada e na ponte de acesso, além de novos projetores com tecnologia LED.

Museu de Arte da Pampulha

A proposta é de que a iluminação da fachada e dos monumentos seja remodelada. Projetores farão a iluminação da parte posterior, pilares laterais e letreiro principal. 

Praça Alberto Dalva Simão

Vai receber iluminação em primeiro e segundo nível, com luzes na estrutura de concreto e áreas verdes. Destaque para as luminárias decorativas.


Via: soubh