Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Despoluição da lagoa da Pampulha: terrenos em BH receberão ligação de esgoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Propriedades onde as obras serão executadas vão deixar de jogar dejetos diretamente na lagoa da pampulha – um dos principais cartões postais de Belo Horizonte.

Em nova tentativa de despoluição da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte e em Contagem, o governo de Minas Gerais declarou a utilidade pública de cinco terrenos nos arredores para a instalação de interceptores de esgoto. A medida foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial. 

As propriedades listadas pelo Estado ficam nos bairros Braúnas, Ouro Preto e Trevo – todos na região da Pampulha, na capital. Na prática, com as obras do plano de despoluição, esses terrenos serão ligados à rede de esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), deixando de despejar seus dejetos no espelho d’água. 

Ao todo, a iniciativa, que tem prazo de execução de cinco anos, prevê a realização de 10 mil ligações de esgoto, sendo 7 mil em Contagem e 2,7 mil em Belo Horizonte. Além disso, o plano inclui também obras de manutenção e melhoria da qualidade da água.

Essas áreas onde serão instalados os interceptores já têm rede coletora de esgoto, mas as propriedades que soferão as intervenções não estão conectadas a ela. Para que o poder público possa executar as obras nos espaços privados, o mecanismo adotado foi declarar utilidade pública dos terrenos em regime de servidão administrativa.

A servidão garante o direito do Estado de usar a propriedade privada para promover melhorias de interesse público.

Via: https://www.otempo.com.br/cidades/despoluicao-da-lagoa-da-pampulha-terrenos-em-bh-receberao-ligacao-de-esgoto-1.2702962