É lançada a nova edição do Curso de Gastronomia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oferece 200 vagas gratuitas para a segunda edição do curso “Gastronomia para todos: técnicas e conceitos”, que visa oferecer o desenvolvimento, a formação e as técnicas gastronômicas a quem já possui ou pretende abrir um negócio no Brasil. setor de alimentos. A primeira edição ocorreu em novembro e dezembro.

Os conteúdos oferecidos serão os mesmos da edição anterior: manipulação de alimentos, formação de preços, bases e técnicas de culinária, entre outros.

Belo Horizonte é uma cidade reconhecidamente criativa e tem na Gastronomia fonte de apoio para o desenvolvimento local, tendo recebido o selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco.  Com a pandemia da Covid-19, novos negócios surgiram ou passaram por adaptação, e o ramo alimentício se mostrou uma importante possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades de trabalho, assim como importante fonte de renda e empregos para os belo-horizontinos.

Com a capacitação e conscientização, a meta é aprimorar técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo.  Sabe-se que  a evolução do setor impõe a atualização daqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva, assim como para aqueles que estão iniciando no ramo, visando garantir a boa qualidade dos produtos ofertados. 

“Na primeira edição do curso de gastronomia que aconteceu em novembro, as 200 vagas oferecidas se esgotaram em apenas 2 horas de inscrição e com isso ficou ainda mais claro o nosso desafio em ampliar o projeto para que mais alunos fossem contemplados. O curso trouxe muito conhecimento aos alunos e vários deles puderam incrementar seus negócios no setor de alimentação, junto às festas de final de ano, a partir do aprendizado que tiveram. Além dessa segunda edição, estamos preparando para 2022 outras possibilidades de capacitação visando o fortalecimento da gastronomia, que é um segmento tão importante para Belo Horizonte. Muitas novidades virão”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Beato.

A segunda edição do  curso acontecerá na modalidade virtual com aulas ao vivo e será coordenado pelo experiente professor e chef de cozinha Edson Puiati. As inscrições estão abertas no site da PBH. Além de todo o conteúdo prático, o curso, que contará com o apoio da Prodabel e do Sebrae, terá conteúdo sobre segurança alimentar.

O curso terá aulas às segundas e às quartas-feiras, com turmas pela manhã e noite, na modalidade on-line com participação e interação ao vivo entre professores e alunos. As aulas ficarão gravadas e o aluno terá a oportunidade de assisti-las em horário que lhe for conveniente.  O Curso terá início em 10 de janeiro e término previsto para fevereiro de 2022.

Os conteúdos programáticos são: Aula magna: o curso de gastronomia; conhecendo meu cardápio; bases da cozinha; ficha técnica; planejamento do negócio; processo e fluxo de compras; embalagem e armazenamento de produtos. 

Via: Prefeitura de BH