Empresa que vai contar jacarés na Lagoa da Pampulha será escolhida no fim do mês

A meta dos trabalhos é estabelecer a quantidade, a idade dos indivíduos, a espécie, os locais de reprodução e a interação com o meio ambiente.

Leia Também: Prefeitura vai retomar tratamento da água da Lagoa da Pampulha

A empresa que vai ficar responsável pelo censo dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa Pampulha será conhecida somente no fim deste mês. Uma licitação foi publicada nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Diário Oficial do Município (DOM) marcando para 27 de setembro o pregão eletrônico para a contração.

A meta dos trabalhos é estabelecer a quantidade, a idade dos indivíduos, a espécie, os locais de reprodução e a interação com o meio ambiente. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o início de 2019. A escolha da empresa estava marcada para acontecer no dia 11 deste mês. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou na nova licitação, a data teve que ser alterada “devido adequação da agenda do Setor”. Os interessados em participar do pregão eletrônico ainda podem enviar as propostas. Elas serão abertas 8h do dia 27. O projeto para a contagem dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha foi divulgado pela Prefeitura em agosto deste ano. A contagem será feita por meio de observação e imagens. Os locais em que as aparições forem mais frequentes serão mapeados por GPS. Segundo a secretaria, serão realizadas caminhadas no entorno do reservatório para localizar os locais onde os répteis vivem. Além disso, barcos serão utilizados para ir a locais que não dão para seguir a pé.  No período noturno, equipes vão circular pela orla e parar em locais estratégicos. Um holofote será usado para possibilitar a identificação dos olhos dos animais e a contagem. Os dados coletados serão usados para fazer um diagnóstico com a finalidade de preservação ambiental, além de estabelecer cuidados com animais e pessoas. O levantamento também deve ajudar a viabilização de outro sonho de moradores da cidade e visitantes: o retorno dos esportes náuticos às águas da Pampulha.

Via: EM

2 comments to “Empresa que vai contar jacarés na Lagoa da Pampulha será escolhida no fim do mês”
  1. Pingback: Despoluição da Lagoa da Pampulha está paralisada!

  2. Pingback: Serviço para recuperar água da Lagoa da Pampulha é retomado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *