Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Empresa que vai contar jacarés na Lagoa da Pampulha será escolhida no fim do mês

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A meta dos trabalhos é estabelecer a quantidade, a idade dos indivíduos, a espécie, os locais de reprodução e a interação com o meio ambiente.

Leia Também: Prefeitura vai retomar tratamento da água da Lagoa da Pampulha

A empresa que vai ficar responsável pelo censo dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa Pampulha será conhecida somente no fim deste mês. Uma licitação foi publicada nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Diário Oficial do Município (DOM) marcando para 27 de setembro o pregão eletrônico para a contração.

A meta dos trabalhos é estabelecer a quantidade, a idade dos indivíduos, a espécie, os locais de reprodução e a interação com o meio ambiente. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o início de 2019. A escolha da empresa estava marcada para acontecer no dia 11 deste mês. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou na nova licitação, a data teve que ser alterada “devido adequação da agenda do Setor”. Os interessados em participar do pregão eletrônico ainda podem enviar as propostas. Elas serão abertas 8h do dia 27. O projeto para a contagem dos jacarés que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha foi divulgado pela Prefeitura em agosto deste ano. A contagem será feita por meio de observação e imagens. Os locais em que as aparições forem mais frequentes serão mapeados por GPS. Segundo a secretaria, serão realizadas caminhadas no entorno do reservatório para localizar os locais onde os répteis vivem. Além disso, barcos serão utilizados para ir a locais que não dão para seguir a pé.  No período noturno, equipes vão circular pela orla e parar em locais estratégicos. Um holofote será usado para possibilitar a identificação dos olhos dos animais e a contagem. Os dados coletados serão usados para fazer um diagnóstico com a finalidade de preservação ambiental, além de estabelecer cuidados com animais e pessoas. O levantamento também deve ajudar a viabilização de outro sonho de moradores da cidade e visitantes: o retorno dos esportes náuticos às águas da Pampulha.

Via: EM