FIQ: Estão abertas inscrições para 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos

A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Lumiar informam que estão abertas as inscrições para mesas de artistas e estandes para a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH, que acontece de 3 a 7 de agosto, no Minascentro. Referência obrigatória para os quadrinistas, o evento é considerado o principal do gênero na América Latina. O festival é um espaço de encontro de profissionais e da troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas. A edição presencial mais recente do FIQ BH, realizada em 2018, recebeu mais de 80 mil pessoas. 

Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin celebra a retomada presencial do festival e ressalta a importância do fomento à produção de quadrinhos. “O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte é uma referência para o setor cultural, reconhecido pelos artistas que se dedicam aos quadrinhos, e uma reafirmação do compromisso de fomentar essa produção transversal, que conjuga artes visuais e literatura. Neste ano, ele está de volta no formato presencial, ocupando o Minascentro com cinco dias de uma ampla programação”. 

Inscrições 

Podem se inscrever para o FIQ expositores maiores de 18 anos, salvo aqueles emancipados na forma da Lei. Para a categoria Mesas de Artistas, poderão se habilitar pessoas físicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e que desenvolvam trabalhos relacionados ao universo dos quadrinhos, tendo publicações próprias ou que trabalhem desenvolvendo histórias em quadrinhos, desenhos ou roteiros para editoras. 

Nas categorias de estande poderão se habilitar pessoas físicas, desde que o estande seja destinado a um grupo de quadrinistas. No caso de estandes especiais, só poderão se habilitar pessoas jurídicas (editoras, livrarias, escolas, lojas, distribuidoras de material de arte) e deverá ser priorizada a comercialização de quadrinhos, em seus diversos formatos. A venda de outros produtos só será permitida desde que estes sejam derivados dos quadrinhos vendidos no estande e não se sobreponham a estes. 

Para seleção serão levados em conta os critérios de qualidade técnica e artística; propostas relacionadas, preferencialmente, à área de Histórias em Quadrinhos; avaliação dos produtos e serviços que serão ofertados ao público; viabilidade operacional e adequação aos espaços; estímulo à diversidade cultural: proposta que contemple os diversos grupos da sociedade, e a diversidade regional. 

As inscrições, que ficam abertas até o dia 22 de junho, devem ser realizadas exclusivamente a partir dos formulários abaixo:

Reserva de mesas de artistas

Reserva de estandes 

Reserva de estandes especiais 

Para mais informações, acesse: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/festivais/fiq