O Parque Municipal Fazendo Lagoa do Nada esta com projeto piloto de Jardim de Chuva

No belo parque urbano Fazenda Lagoa do Nado, localizado na zona norte de Belo Horizonte, entre Planalto e Itapuã, o projeto piloto Jardim de Chuva será realizado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto se trata de uma parceria da  Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com o projeto INTERACT-Bio, coordenado pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) e financiamento do Governo Alemão.

Esse é mais um importante investimento na Região da Pampulha que tem o objetivo de apresentar alternativas para infiltração das águas da chuva, as quais, impulsionadas pela impermeabilização do solo, causam enchentes em diversas áreas da cidade.

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado é um excelente atrativo da região e possui belezas ímpares. O local possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e foi implantado em 1994. Com uma infraestrutura composta por biblioteca, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, pista se skate, campo de futebol, pista para caminhadas e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. 

Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco. 

O local é rico em espécies de árvores, sendo 75% nativas, com destaque para o ipê, aroeira branca, urucum, jatobá, barbatimão, quaresmeira e goiaba brava. Dentre os animais de sua fauna pode-se citar aves, como pica-pau, biguá, coruja, frango d’água, anu, alma de gato, trinca ferro e mamíferos, como mico-estrela, gambá, esquilo-caxinguelê, tatu, morcego, além de lagartos, cágados, anfíbios e peixes. 

Serviço:
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 7h às 17h45.
Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã. 
Informações: 3277-7299 / 3277-7321 
Entrada gratuita.