Onde encontrar e como contratar serviços de Georreferenciamento de imóveis Urbanos em BH?

O georreferenciamento de imóveis urbanos são técnicas para aprimorar a descrição de imóveis, a fim de auxiliar no controle tanto do cadastramento de imóveis quanto dos respectivos direitos reais. Em essência, o georreferenciamento de propriedades trata da localização específica de uma propriedade individual no globo

Como é feito o georreferenciamento de imóveis urbanos?

O Georreferenciamento de imóveis urbanos são um conjunto de técnicas e processos realizados por profissionais qualificados que medem as coordenadas dos vértices definidores pelo Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) com exatidão de sua posição estabelecida pelo INCRA. O SGB espelha as dimensões de uma propriedade, a probabilidade de erro é de quarenta centímetros para todo o Brasil.

O que é preciso para fazer o georreferenciamento de imóveis urbanos?

O georreferenciamento é realizado através do levantamento dos dados físicos e geográficos do local, como a análise de recursos naturais e geográficos, transportes, comunicações, ferramentas computacionais e a própria topografia.

Quem pode fazer o georreferenciamento de imóveis urbanos?

De acordo com a PL-1221/2010 do CONFEA, os profissionais que possuem tais atribuições são os Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Arquitetos e Urbanistas, Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades, que tenham em sua grade curricular disciplinas e conteúdos formativos estabelecidos pela PL 2087/2004. Quanto as atribuições que são exigidas para a o Cadastro no INCRA, cadastro este que é necessário para prestar-se serviços de georreferenciamento de imóveis. De acordo com a PL-1221/2010 do CONFEA, os profissionais que possuem naturalmente tais atribuições são:

– Engenheiros Agrimensores;
– Engenheiros Cartógrafos;
– Arquitetos e Urbanistas;
– Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades.

Qual é a precisão do georreferenciamento de imóveis urbanos?

As observações GLONASS apresentam influência relevante no posicionamento, porém as observações GPS quando utilizadas sem as observações GLONASS, são capazes de proporcionar precisões melhores que 0,1 m, atendendo a NTGIR. O PPP também apresentou precisão menor que 0,1 m na determinação dos pontos de apoio.

Quais são as etapas do georreferenciamento de imóveis urbanos?

Um processo de georreferenciamento de imóveis pode ser dividido em 7 etapas. São elas:

Etapa 1 – Preparação para a ida a campoNesta etapa você cobre toda a parte prévia a ida a campo. A mesma pode ser subdividida em 3 etapas:

Reunião com o cliente;
Pré pré ida a campo;
Pré ida a campo.

Etapa 2 – Ida a campo
Nesta o profissional vai a campo e obtém os dados do perímetro da propriedade.

Etapa 3 do georreferenciamento de imóveis – Processamento e ajustamento dos dados
Uma vez que tenha obtido os dados necessários o profissional precisará utilizar um software especifico que faça o processamento e o ajustamento dos dados obtidos. Existem vários softwares no mercado que fazem isso. Exemplos:

Leica Geo Office;
Topcon Tools;
GTR Processor.

Etapa 4 – Produção das peças técnicas
Nesta etapa o profissional produz a planilha ods, a planta, o memorial descritivo, emite a ART e produz todas as demais peças técnicas que forem necessárias.

Etapa 5 do georreferenciamento de imóveis urbanos – Envio dos dados para o SIGEF
Etapa na qual o profissional sobe a planilha ods para o SIGEF. A maioria dos cartórios aceita a planta gerada pelo SIGEF. Logo, não tem porque você produzir a mesma no braço.

Etapa 6 – Procedimento junto ao registro de imóveis
Nesta etapa o profissional leva o dossiê com todo o documental até o registro de imóveis e solicita a abertura do processo de georreferenciamento.

Etapa 7 – Análise dos dados pelo registro de imóveis e validação por profissional do INCRA
Uma vez que o profissional tenha levado o dossiê com todo o documental necessário até o registro de imóveis, o profissional de registro irá analisar cuidadosamente as mesmas. Se estiver tudo certo o mesmo irá emitir a matrícula, acessar o SIGEF e preencher o campo registro.

Feito isso, um profissional do INCRA irá analisar se está tudo ok, finalizar o processo de georreferenciamento e entrar em contato com o profissional de registro disponibilizando o número do cadastro no SNCR atualizado.

Finalmente, o profissional de registro irá averbar esta informação na matricula e o processo de georreferenciamento estará terminado.

Para saber maiores informações sobre georreferenciamento de imóveis urbanos entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

Meu Agrimensor

Telefone:  (31) 9 9873-5720
 Instagram: www.instagram.com/meuagrimensor
 Site: www.meuagrimensor.com.br