Onde encontrar um bom pedreiro em BH e região metropolitana?

pedreiro dedica-se à obra de alvenaria, concreto e outros materiais, geralmente na construção civil. Eles ajudam a colocar projetos no papel e fazer o trabalho. Atualmente, há escassez de mão de obra para pedreiros na construção civil, pois cada vez menos pessoas desejam exercer essa profissão.

Por um lado, é uma atividade dura que exige uma boa condição física e onde é preciso trabalhar debaixo de sol, com calor intenso, ou de chuva, em dias gelados. Contudo, também é uma atividade que envolve muita sujidade, o que não agrada a todas as pessoas.

Como há falta de mão de obra, então não é muito difícil encontrar emprego. E os salários não são tão baixos como noutras profissões que não exigem grandes estudos. Podem atingir valores bem interessantes (para pessoas que não se dedicaram muito à escola!).

O que faz?

O pedreiro é o trabalhador que ajuda a passar os planos do arquiteto e do engenheiro do papel para a prática. Basicamente, o pedreiro é pau para toda a obra!

Assim, fazem um pouco de tudo, desde trabalhos de alvenaria como a construção de paredes e estruturas, até rebocos, assentar azulejos, construir coberturas com telha, passando por fazer revestimentos e instalações sanitárias e/ou de portas e janelas.

Também faz parte do trabalho de pedreiro garantir que as obras estão a ser feitas da melhor forma, com recurso a ferramentas como níveis, réguas, esquadros e fios-de-prumo.

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:

• ESCOLARIDADE: Fundamental Incompleto
• OUTROS: Experiência de 12 meses ou profissionalizante
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Executar trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

• Verificar   as   características   das   obras,   examinando   plantas   e   especificações técnicas.
• Orientar na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho.
• Orientar a composição de mistura, cimento, areias, pedra, dosando as quantidades para obter argamassa desejada.
• Assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins.
• Construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares.
• Rebocar estruturas construídas.
• Realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes.
• Armar e desmontar andaimes para execução das obras desejadas.
• Operar betoneiras.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Como entrar na carreira de pedreiro

Para muitos pedreiros, a entrada no mercado de trabalho faz-se através dos pais ou de irmãos que já trabalham nesta profissão.

E muitos começam a trabalhar como serventes, sobretudo quando não sabem muita coisa do ofício. Assim, aprendem com os exemplos dos mais experientes e a partir daí, podem crescer na profissão.

Contudo, atualmente, há cada vez mais exigências e, por isso, ter algum tipo de conhecimento ou de formação é importante para arranjar um emprego nesta área – sobretudo se se quiser ganhar um pouco mais!

Já há vários cursos técnicos e profissionais para pedreiros que permitem a especialização em determinadas áreas e que podem abrir a porta a oportunidades de trabalho – além de permitirem um ordenado melhor.  

Especializações

Há diversos serviços especializados associados a obras de construção civil que podem exigir formação qualificada. Deixamos de seguida algumas dessas especializações possíveis:

  • Alvenaria – tem a cargo a construção de estruturas em alvenarias ou de vedações com tijolos, ou blocos de cimento, ou concreto.
  • Azulejista – como o nome indica, tem conhecimentos específicos no assentamento de azulejos, materiais de porcelana e revestimentos cerâmicos.
  • Acabamentos – especializado na instalação de bancadas de granito e/ou mármore e de louças e metais, e também na colocação de portas e janelas.
  • Manutenção – estes profissionais, são especialistas em trabalhos de conservação de casas e de condomínios, dedicando-se a tarefas do quotidiano como resolver entupimentos e vazamentos, fazer trabalhos de pintura e de reparação de torneiras e outros.
  • Especializado em OAC (obra de arte corrente) – neste caso, os pedreiros têm conhecimentos de redes de drenagem pluvial, de drenos profundos ou subsuperficiais, de valetas e sarjetas, de galerias e bueiros, bem como de redes de esgotos e de água.

Ficou na duvida ou interessado? Entre em contato conosco:


Endereço

Rua Geraldo Tavares 25, bairro Vereda. Ribeirão das Neves – MG

Telefone

(31) 97352-3543

E-mail

[email protected]

Emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana

(31) 97352-3543