Onde encontrar um delicioso vinho na Pampulha?

O vinho é uma bebida que se pode beber durante todo o ano, mas torna-se indispensável quando está frio, por isso recomendamos que aproveite o clima ameno desta época do ano e aprecie o vinho ao ar livre na Pampulha.

Aproveite o quintal ou a varanda da sua casa e convide alguns amigos e familiares para uma reunião mais que especial.

Organize um delicioso cardápio gastronômico ou uma degustação de queijos e frios que harmonizem bem com os seus vinhos favoritos: tinto, branco, rosé, frisante ou espumante.

E se você é um grande amante da bebida, que tal montar um cantinho cheio de charme para momentos como esse?! Para que você sempre tenha à mão um bom rótulo, seu cantinho do vinho não estará completo sem uma adega. O espaço pode ajudá-lo na hora de armazenar e conservar a bebida, além de deixar a decoração da sua casa ainda mais elegante!

Para ajudar você a planejar a sua adega em casa, separamos algumas dicas que preciosas logo abaixo. Boa leitura e tim tim!

LOCALIZAÇÃO

Você sabia que a iluminação e incidência de sol no espaço interferem diretamente na conservação dos vinhos? Muita luz e variação de temperatura no armário ou no canto da sala onde serão armazenadas garrafas devem ser evitadas. A mudança entre frio e quente pode prejudicar a rolha e também desequilibrar o vinho, comprometendo a qualidade do produto. Se você puder investir em uma adega refrigerada, melhor! Caso contrário, o importante é manter o vinho numa temperatura ideal, sem mudanças bruscas.

MOVIMENTOS BRUSCOS

Outro fator para nos atentarmos é a trepidação do espaço e contato entre as garrafas, pois esses movimentos podem causar pequenas rachaduras no vidro, fazer com que entre oxigênio, ocorra a expulsão da rolha e podemos danificar o produto.

POSIÇÃO DAS GARRAFAS

A posição das garrafas é sempre na horizontal, independente do tipo de adega.  Temos que manter a rolha úmida, para evitar a avaria na cortiça e, consequentemente, deteriorar o vinho. Se houver um investimento para guardar os vinhos, a dica é comprar uma adega climatizada com compressor, para armazenar brancos e espumantes e também deixar eles na temperatura de serviço.

Mas, para aqueles que estão entrando no mundo do vinho e vão começar a sua adega, além de ter atenção ao local de conservação, também temos que ter em mente que encher ela de barolos e champagnes da noite para o dia é um investimento alto e requer dedicação. Uma boa adega vai se montando a partir de viagens, presentes e oportunidades. O legal é sempre ter vinhos e espumantes para todas as ocasiões.

TEMPERATURA E UMIDADE

O esperado é um ambiente de 13 °C a 15 °C e pelo menos 70% de umidade. Se você tem uma adega subterrânea, naturalmente fresca e úmida, é perfeita. Caso contrário, existem aparelhos de ar-condicionado feitos especialmente para adegas, o que permitirá obter uma atmosfera ideal e autor regulável. Você também deve garantir que não haja muita vibração.

É INDICADO CLIMATIZAR A ADEGA?

Rótulos brancos, tintos e espumantes têm temperaturas ideais diferentes. Com um projeto personalizado, é possível criar uma área climatizada, em que a temperatura possa ser controlada de acordo com o tipo de bebida, garantindo que as características sejam mantidas até a degustação. Mas este tipo de adega demanda maior investimento e um espaço maior, já que precisa de todo um sistema para preservar a temperatura.

COMO ORGANIZAR UMA ADEGA?

Invista em alguns racks de armazenamento. Para escolher o certo, você deve considerar o seu tipo de consumo, em lote ou individual. No primeiro caso, é melhor usar armários para vinho, que podem ser reorganizados conforme necessário. No segundo, vale usar um sistema de prateleiras no padrão de favo de mel, que permitirá personalizar sua adega.

É POSSÍVEL DIMINUIR O CUSTO DO PROJETO?

Há ambientes mais simples, não climatizados, que preveem espaço para adegas portáteis, prateleiras de apoio para bebidas e taças, além de mobiliário sob medida para guardar saca-rolhas, conta-gotas e outros acessórios. Para quem tem pouquíssimo espaço, é possível também investir em adegas elétricas. Neste caso, é importante que o espaço tenha pontos de energia para ligar o aparelho.