Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Piso Laminado: Um guia completo sobre Pisos Laminados!

Piso Laminado: Um guia completo sobre Pisos Laminados!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Confira á seguir tudo o que precisa saber sobre Pisos Laminados!

1 – Piso laminado: o que é, vantagens e desvantagens

Quer trocar o piso da sua casa sem quebra-quebra? Quer o aconchego do piso de tábua corrida de madeira, mas sem encarar seus altos custos e sua manutenção? O piso laminado pode ser a solução!

O piso laminado é ecologicamente sustentável, de fácil instalação e limpeza e tem custo mais acessível que a madeira de lei. É encontrado no mercado em acabamentos que imitam diversos tipos de madeira, com diferentes cores, padrões e texturas, e réguas com larguras e comprimentos variados.

Sala moderna com piso laminado bege claro.

Piso laminado bege claro no projeto de Rubiam Vieira.

E o melhor: você já encontra diversos modelos de piso laminado no aplicativo Pró-Reforma! Inspire-se em ambientes decorados, escolha seu piso ideal e o sistema do app mostra automaticamente quais os materiais necessários e os custos mínimos de cada opção. Experimente, é de graça!

Não é um piso de madeira, mas tem madeira em sua composição, que apresenta quatro camadas:

  • Película de Proteção: resina aplicada sobre o laminado melanímico, que dá resistência à abrasão e, devido a sua baixa porosidade, evita a absorção de líquidos. Também facilita a limpeza.
  • Estampa Laminada: fina camada de laminado melamínico que confere a aparência ao piso laminado.
  • Camada Base de Madeira: ou substrato, uma base de madeira compensada ou aglomerada de alta densidade (HDF) que dá resistência aos impactos. Quanto mais denso for o substrato, mais resistente será o produto final.
  • Camada de Proteção: primeira camada inferior do piso, de material sintético. Dá resistência à umidade.

O piso laminado é um piso flutuante, portanto, não é pregado ou colado ao contrapiso, mas instalado sobre uma manta.

Existem dois tipos de piso laminado: o piso laminado de madeira, indicado para residências. E o piso laminado de alto tráfego, indicado para ambientes comerciais com grande circulação de pessoas, como escritórios, academias e shoppings, e também para famílias com animais de estimação, por ser mais resistente ao desgaste e a riscos.

Os principais fabricantes são: Durafloor, Eucafloor e EspaçoFloor.

Sala em estilo escandinavo com piso laminado cinza claro.

10 vantagens do piso laminado

  1. Bom custo-benefício: custa menos do que os pisos de madeira (assoalhos e tacos). Além disso, a instalação também é mais barata do que fazer uma obra de reforma.
  2. Instalação rápida e fácil: pode ser instalado sem necessidade de remover o piso atual, ou seja, sem quebra-quebra, com pouca sujeira e sem entulho. E pode-se utilizar o ambiente no mesmo dia da instalação. As réguas apresentam encaixe tipo macho-fêmea ou “click” – por isso também é conhecido como piso laminado clicado. No entanto, ainda há modelos com as réguas coladas (piso laminado colado).
  3. Pode sobrepor a vários pisos: Pode ser aplicado em cima de pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras (ardósia, granito e mármore), pisos de madeira (taco, parquet, tábua corrida) e cimento, desde que os pisos estejam sem peças soltas ou quebradas e não estejam podres nem empenados.
  4. Isolante térmico: o laminado é um tipo de piso que proporciona maior conforto térmico qualquer que seja a estação, deixando o ambiente mais acolhedor. É confortável para andar descalço mesmo nos dias mais frios.
  5. Diferentes cores, padrões e texturas: o piso laminado é conhecido por imitar a aparência de diferentes tipos de madeira e tem uma grande variedade de tons claros e escuros, além de padrões mais uniformes ou mais rústicos. Há também diversas texturas disponíveis como lisa, com nós e veios imitando madeira, proporcionando a sensação de aconchego e acolhimento da madeira.
  6. Fácil de limpar: Basta aspirador ou vassoura macia e um pano úmido para tirar a maioria das manchas.
  7. Resistente à abrasão: é mais resistente a desgastes comparado ao piso vinílico que risca mais facilmente.
  8. Resistente a cupim: os laminados já são produzidos com componentes químicos que não atraem o ataque de cupins.
  9. Ecologicamente correto: é feito com madeira reflorestada, certificada.
  10. Antialérgico: o piso laminado não libera micropartículas no ar e assim não contribui para contaminar o ambiente, o que melhora a respiração das pessoas.

5 desvantagens do piso laminado

  1. Não é à prova d’água: esse é um dos pontos fracos do piso laminado, que pode ser danificado quando em contato com uma grande quantidade de água. Por isso, não é indicado para áreas molhadas como banheiro e cozinha. Também não é indicado para terrenos no térreo, a não ser que tenha um tratamento prévio de impermeabilização, para resistir à umidade.
  2. Pode deformar com o sol: quando a exposição ao sol é prolongada, corre o risco de sofrer deformações. Por isso e por não ser resistente à umidade, o piso laminado não é indicado para áreas externas.
  3. Não é indicado para casas com cachorro: esse ponto depende do comportamento do animal. Se for um cachorro que faz xixi no piso ou que corre dentro de casa e deixa marcas de unhas, o piso pode ter menor durabilidade.
  4. Desconforto acústico: por ser um piso flutuante, produz um som de material oco ao ser pisado com saltos. Para abafar o barulho, é necessária a instalação de uma manta sob o piso.
  5. Espessura mais grossa que a dos vinílicos: precisa ter cuidado quando for sobrepor a outros pisos, pois pode causar desníveis comprometendo a circulação.

Agora que você já sabe o que é o piso laminado e quais as principais vantagens e desvantagens desse revestimento, E serviços necessários e os custos mínimos para a aplicação desse piso em sua reforma. Caso tenha dúvidas, pergunte nos comentários!

2 – 7 dicas para conservar o piso laminado

O piso laminado é uma excelente opção de revestimento para quem deseja ter o belo visual da madeira e muita praticidade no dia a dia. Disponível em diversas tonalidades, ele combina com os mais variados estilos de ambiente e compõe um visual moderno e agradável.

Mas para conservar a boa aparência de quando foi instalado, é fundamental tomar alguns cuidados a fim de garantir a sua conservação. Afinal, como qualquer outro material, ele também sofre danos se não receber a manutenção do jeito certo.

Para que você saiba o que pode ou não ser feito no seu piso laminado, preparamos este artigo trazendo 7 dicas que vão lhe ajudar a conservá-lo, preservando o seu belo aspecto por muito mais tempo. Acompanhe!

1 – Faça a limpeza do jeito certo

Ao fundo da imagem, há uma sala com piso laminado.

O piso laminado é muito prático e por isso ele é um dos queridinhos daqueles que têm uma rotina agitada ou querem uma casa limpa sem muito trabalho. Para fazer essa sua manutenção de rotina você precisa apenas de uma vassoura de cerdas macias e um pano ligeiramente úmido.

Procure limpar o laminado com certa frequência para evitar que a sujeira se acumule em sua superfície. Lembre-se de que ele, embora resistente, é delicado e pode sofrer danos caso seja necessário fazer uma limpeza pesada.

2 – Tenha cuidado com o excesso de água

Embora tenha uma certa impermeabilidade, isso não significa que o piso laminado possa ser submergido em água. Afinal, ele é composto por madeira e esse material absorve líquidos e sua estrutura pode ser danificada em função disso.

Então, se você não quer que o seu piso fique inchado não faça a limpeza com lavagem. Também evite usar esfregões encharcados ou panos molhados. O ideal é sempre um pano ligeiramente úmido e, preferencialmente, usar em seguida um seco para absorver a umidade.

3 – Proteja a superfície contra arranhões

O piso laminado tem uma película de proteção em sua superfície que garante o seu belo acabamento, mas ela pode ficar marcada ou arranhada caso você arraste móveis ou outros objetos sobre ele.

É verdade que há situações em que precisamos fazer a movimentação da mobília, como no caso de cadeiras. Sendo assim, o ideal é que você proteja os pés delas para minimizar o atrito com piso. As proteções também podem estar em móveis fixos para que, se movimentados, não fiquem marcas no laminado.

4 – Instale nos ambientes certos

Como dito, principalmente a umidade pode causar danos estruturais no piso laminado deixando-o inchado. Por isso, é recomendado que sua instalação seja limitada aos ambientes que possam assegurar a sua durabilidade.

O ideal é que ele seja instalado apenas em lugares onde não há muita umidade, evitando aqueles em que esse risco existe. Sendo assim prefira não instalar laminado em banheiros, lavanderias, saunas e áreas externas expostas à chuva.

5 – Use produtos específicos para laminados

Não são todos os produtos que você costuma usar para fazer a limpeza da casa que podem ser aplicados na superfície do laminado. Substâncias como água sanitária, saponáceos e ceras siliconadas, por exemplo, não são boas opções.

Na dúvida, prefira aplicar apenas os produtos que são específicos para esse tipo de piso. Existem marcas disponíveis no mercado que comercializam essas substâncias e elas podem ser usadas com segurança, pois não danificam a estrutura nem a aparência do laminado.

6 – Evite produtos e instrumentos abrasivos

Como dito na dica número 3, o piso laminado pode ficar marcado ou arranhado caso sofra fricção de algum material abrasivo. Sendo assim, é preciso evitar na hora da limpeza a utilização de produtos ou instrumentos com essa característica.

Vassouras de piaçava, saponáceos, palha de aço e alguns tipos de bucha são exemplos de itens que podem arranhar o seu laminado. Portanto, o ideal é preferir sempre materiais macios e que deslizem facilmente sobre a superfície do piso.

7 – Remova imediatamente substâncias que caírem no piso

Se algo for derramado sobre o piso laminado é muito importante que a remoção dessa substância seja feita imediatamente. Ainda que pareça algo inofensivo, como algumas gotas de água, se não for removido isso pode deixar o piso manchado.

Prefira usar panos macios para fazer essa limpeza, papel toalha ou higiênico, pois eles têm uma boa absorção e vão eliminar todos os resíduos. O ideal é que em seguida você use um pano ligeiramente umedecido para ter certeza de que o local está totalmente higienizado.

A manutenção do piso laminado não é difícil de ser feita e para que ele se mantenha conservado por muito mais tempo basta você ter atenção e evitar aquilo que possa lhe causar danos. Seguindo essas dicas terá o seu revestimento como novo durante anos.

3 – Dicas para acertar na compra e instalação de piso laminado

O piso laminado é uma das opções disponíveis no mercado com melhor custo benefício por diversos fatores, entre eles, o valor do revestimento em si, o fato de sua venda na maioria das vezes estar atrelada a instalação, além da agilidade e facilidade de colocação em poucas horas, gerando o mínimo de entulho possível e reduzindo os custos de obra. Mas apesar das vantagens, algumas dicas podem ajudar a fazer a compra do piso laminado da melhor maneira e alguns aspectos devem ser observados no momento da instalação para não ter dor de cabeça. Eu te conto cada um deles! 

Mas apesar das vantagens, algumas dicas podem ajudar a fazer a compra do piso laminado da melhor maneira e alguns aspectos devem ser observados no momento da instalação para não ter dor de cabeça. Eu te conto cada um deles! 

Piso sobre piso 

piso laminado sobre piso cerâmica

Você sabia que o piso laminado pode ser instalado sobre outros tipos de revestimentos, sem regularização? Pois é, quando as irregularidades não ultrapassam 3mm, ele pode ser colocado sem a necessidade de efetuar nivelamento, desde que  o piso que está por baixo esteja firme e sem descolamento. 

Outro aspecto importante e sobre qual tipo de piso ele pode ser colocado. Porcelanatos, revestimentos cerâmicos, concreto e vinílicos colados estão liberados. Já em casos de colocação sobre os pisos flutuantes como os de madeira maciça (assoalho, tacos, etc.) e laminados, além de carpetes têxteis e pisos de pedra que soltem grãos finos, como a Ardósia, a indicação é remover antes da instalação do laminado.

Impermeabilização

Quando se trata de um piso feito de madeira, o contato com água e umidade pode ser um problema, por isso ele não pode ser utilizado em áreas externas e molhadas. Mas outro ponto de atenção são os pavimentos térreos dos imóveis por estarem em contato direto com a umidade proveniente da fundação.

“Ah Lilian, se eu moro em um sobrado não posso colocar laminado no andar debaixo?” A resposta é sim, pode, mas precisa de cuidados com a impermeabilização, pois caso ela não tenha sido feita de maneira correta, a umidade pode danificar o seu piso com o passar do tempo.

Uma forma simples de verificar se o contrapiso está bem impermeabilizado é cortar vários pedaços de plástico de 50x50cm, fixando com fita adesiva e distribuindo por diferentes pontos do ambiente. Aguarde 48h, após esse período levante a borda de cada plástico e observe se escorre água, se existem marcas de condensação ou de escurecimento do contrapiso. Se houver será necessário reforçar a impermeabilização.

Em pavimentos térreos também é indicado a colocação de uma lona de 300 micras por baixo da manta de polietileno para ter mais proteção contra a umidade.

Armazenamento

Essa dica vale não só para o piso laminado, mas para todos os revestimentos que você comprar para a sua obra. Observe a indicação de armazenamento do fabricante para evitar que ocorram danos antes mesmo de sua instalação. Os pisos laminados devem ser armazenados em local coberto e arejado, sempre em posição horizontal para não empenar. 

Caso você note alguma irregularidade em alguma das réguas, não instale. Acione a assistência técnica para fazer a substituição. Também é importante aguardar 48h antes de abrir as caixas de piso laminado para que ocorra o processo de aclimatação, ou seja, adaptação do revestimento à temperatura e condições do ambiente.

Variação de réguas

Assim como os pisos frios, algumas linhas de pisos laminados também possuem maior variação na tonalidade das réguas, classificadas de C1 (menor variação) à C4 (maior variação).  Planeje a paginação antes da instalação para que os veios, nós e catedrais das réguas de madeira sejam posicionados de forma homogênea, sem ficar repetitivo.

Isso pode ser feito montando um gabarito no chão para ter uma ideia da instalação finalizada. Outra possibilidade é posicionar as réguas com tonalidades mais claras, onde você deseja que haja maior foco de luz, otimizando também a iluminação do ambiente.

Amarração do piso

Sala de estar com piso laminado, sofá e poltrona cinza, painel de TV de madeira com rack com designer verde e branco, paredes cinzas com quadros decorativos e espelhos
Piso laminadoEucafloor Evidence CarvalhoCanela instalado na diagonal

Há diversas possibilidades de paginação dos pisos laminados, mas há duas regras importantes a seguir: espaçamento para junta de dilatação e amarração do piso. Em relação ao espaçamento, o instalador deve utilizar espaçadores na junção com a parede para garantir o espaço de 15mm necessário para a dilatação do piso.

Já na amarração, independente se você vai optar pela paginação transversal, longitudinal ou diagonal (ângulo de 45°), a colocação das réguas deve seguir uma proporção de 50%, ou seja, a régua da fileira seguinte deve ser posicionada ao meio da anterior, semelhante a paginação mais tradicional dos tijolinhos. 

É bom ter em mente o tipo de paginação no momento da compra, pois isso vai determinar o percentual de sobra adequado para fazer os recortes, sem o risco de faltar revestimento. Para as paginações transversal e longitudinal, a sobra é de 8%. Já para a colocação na diagonal deve-se considerar no mínimo 12% de sobra.

Você também pode mesclar diferentes tipos de padrões na sua paginação, desde que todos pertençam a mesma linha, ou seja, com o mesmo formato de réguas.

4 – Aprenda como limpar o piso laminado e deixá-lo brilhando

Quando vamos limpar a casa é sempre um desafio achar a forma e o produto correto para determinada atividade. Aprender a técnica certa, irá economizar tempo e aumentar a durabilidade do que você tem em casa, além de facilitar a vida de quem está fazendo a faxina. Limpar o piso é uma das atividades mais desgastantes, mas que pode se tornar fácil se você aprender a fazer da forma correta. Pensando nisso, preparamos um guia sobre como limpar o piso laminado para ajudar você.

O que não usar para limpar piso laminado

O piso laminado é constituído por lâminas de madeira que têm comprimentos e larguras variados, além do acabamento que simula vários tipos de madeira. Ele é instalado sobre uma manta, portanto não são pregados ou colados ao contrapiso. Limpar esse tipo de piso pode ser um desafio, porque muitas pessoas não sabem o que usar, e acabam danificando a superfície. Por isso decidimos começar este guia esclarecendo o que você não deve usar para limpar o piso laminado.

Os produtos listados a seguir podem danificar seu piso, portanto devem ser evitados: 

  • Muita água: evite excesso de água, isso faz com que o piso fique encharcado e pode acabar danificando a superfície.
  • Produtos com silicone na fórmula: não utilize silicone ou produtos com silicone na fórmula, pois eles podem manchar o piso laminado.
  • Materiais abrasivos: evite utilizar materiais abrasivos, tais como: panos ásperos, vassouras grossas, esponjas e palhas de aço. Esses materiais podem riscar e danificar o seu piso para sempre.
  • Bicarbonato de sódio: embora o bicarbonato de sódio possua diversas utilidades, ajudando inclusive na limpeza doméstica, ele não deve ser utilizado na limpeza de pisos laminados. Isso porque o bicarbonato de sódio pode esbranquiçar o piso, comprometendo a aparência.

Agora que você já sabe o que não deve usar para limpar o liso laminado, veja algumas dicas de como fazer a limpeza!

Como limpar piso laminado

O primeiro passo para limpar o piso laminado é fazer uma limpeza geral no local utilizando uma vassoura macia ou aspirador de pó. Após isso, passe um pano levemente úmido bem macio no piso ou use um mop para facilitar o trabalho. Não esqueça que o pano precisa estar completamente torcido e sem excesso de água.

Se você for usar algum produto específico para limpeza de laminado, o ideal é que você leia o rótulo antes e siga as instruções do fabricante.

Como limpar piso laminado encardido

Para limpar o piso laminado encardido você vai precisar de:

  • Água morna
  • Detergente neutro
  • Álcool 70%
  • Spray ou balde
  • Esponja macia

Depois de separar os itens, siga os passos abaixo

Passo 1: Varra o local com vassoura macia ou aspirador de pó.

Passo 2: Misture no balde a água morna, algumas gotinhas de detergente neutro concentrado e uma tampinha de álcool 70%.

Passo 3: Após o preparo, você pode umedecer um pano na solução e passar no chão, ou borrifar com um spray o piso e depois passar o pano. Mas, atenção, não esqueça de usar um pano macio e torcê-lo para deixá-lo apenas levemente umedecido. Se o piso estiver muito encardido, você pode utilizar uma esponja macia úmida substituindo o pano.

Caso a sujeira persista, será necessário utilizar um produto específico para o tipo de piso laminado.

Como deixar o piso laminado brilhando

Para deixar seu piso brilhando, você pode utilizar um produto específico para laminados. Algumas vezes até mesmo as empresas que fabricam esse tipo de piso têm indicações de produtos. Veja um passo a passo de como aplicar o produto:

Passo 1: Limpe a superfície antes da aplicação.

Passo 2: Aplique um pouco do produto em um pano seco. Atenção: não aplique diretamente na superfície para evitar manchas.

Passo 3: Passe o pano no piso com o auxílio de uma vassoura ou rodo.

Passo 4: Deixe o produto secar naturalmente (5 a 10 min).

Como limpar piso laminado fosco

Se seu piso laminado for do tipo fosco, não se preocupe. Você pode utilizar a mesma solução com detergente e água morna que ensinamos acima, sempre utilizando pouca quantidade. Mas, atenção, não utilize produtos que tenham cera como base, pois eles podem dar brilho ao piso fosco e danificá-lo.

Como limpar piso laminado no dia a dia

Pode ser difícil para você preparar a solução durante o dia a dia, pois alguns dias são mais corridos que outros. Sendo assim, para realizar a limpeza no dia a dia, o ideal é que você varra o piso e passe um produto específico para seu tipo de piso com o auxílio de um pano seco.

5 – dicas e tutoriais indispensáveis de como limpar piso laminado

Aprender como limpar piso laminado é essencial para manter o brilho do revestimento. Por isso, selecionamos dicas e tutoriais incríveis que vão dar aquela mãozinha na hora de fazer a limpeza, já que esse tipo de piso exige um cuidado maior e produtos diferenciados. Acompanhe:

Como limpar piso laminado passo a passo

  1. Use uma vassoura com cerdas macias para varrer todo o chão;
  2. Misture água morna com uma colher de detergente;
  3. Molhe um pano de microfibra e faça a limpeza;
  4. Caso prefira, use uma colher de sopa de lustra-móveis após a limpeza.

Apesar de parecer difícil, limpar o piso laminado não é tão complicado. Existem produtos específicos para usar de modo mais constante, deixando o revestimento brilhoso e iluminado, mas a limpeza também pode ser feita apenas com os itens citados acima.

Via: pro-reforma.com / parquetsp.com.br / revestindoacasa.com.br / eucatex.com.br /tuacasa.com.br