Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Prefeitura realiza ações de segurança alimentar no Mês da Alimentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ao longo de todo o mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza atividades para marcar o Mês da Alimentação. O objetivo é colocar em pauta temas como a agroecologia na cidade, consumo, desperdício, comercialização de produtos da agricultura urbana e familiar, qualificação e formação para o mercado da gastronomia, entre outros. Confira toda a programação.


A implantação de uma Unidade Produtiva no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Rua Perdizes, 336 – Caiçara), que acontecerá no dia 24 de outubro, é um dos destaques da programação. A horta elevada proporcionará às pessoas idosas o contato com a produção de alimentos de forma adaptada. A atividade faz parte também do Outubro Prateado, o mês de valorização do idoso. 

Outra atividade importante é o Circuito Curto da Agricultura Urbana – Conectando Chefs e agricultores. Em parceria com Frente Mineira da Gastronomia e a Belotur, chefs de cozinha parceiros farão visita a uma horta agroecológica na região do Barreiro para conhecer os processos de produção, capacidades e itens produzidos. A intenção é construir pontes entre eles e incentivar à comercialização dos produtos. Já no Centro de Referência em Segurança Alimentar Nutricional – Mercado da Lagoinha, os profissionais da cozinha também conhecerão os cursos de formação e qualificação em gastronomia. 

Formação 

Os equipamentos públicos da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional serão palco de atividades de formação e qualificação profissional como oficinas de Educação Alimentar e Nutricional no Banco de Alimentos. Também terá início as aulas do curso de Auxiliar de Cozinha/Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina e o evento Agroecologia no CRESAN, que além da atividade de formação, busca o compartilhamento de conhecimentos sobre agroecologia, comercialização de produtos e troca de mudas e sementes. 

Já nos Restaurantes Populares, além da oferta de refeições balanceadas e acessíveis, os usuários poderão participar de atividades de formação e informação sobre consumo alimentar, benefícios dos vegetais e promoção à saúde. Além disso, haverá distribuição de mudas em parceria com os cursos de nutrição da UFMG, Faminas, PUC Minas e do Conselho Regional de Nutrição-CRN9. 

Cidade Criativa da Gastronomia 

A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Prefeitura de Belo Horizonte, tanto no posicionamento e promoção, quanto no desenvolvimento de políticas públicas do município, assim como nas ações voltadas para fomentar a segurança alimentar. Todo esse trabalho de criatividade gastronômica como motor de desenvolvimento sustentável culminou com o reconhecimento pela Unesco de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia


Dia Mundial da Alimentação
Em 16 de outubro é celebrado o dia mundial da alimentação pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura- FAO. Desde 1981 a FAO convida os municípios a refletir sobre o acesso ao alimento em quantidade e qualidade, assim como a alimentação saudável. O tema de 2022 é Leave No One Behind: Better production, better nutriction, better environment, better life (Não deixar ninguém pra trás: melhor produção, melhor nutricição, melhor meio ambiente, melhor vida). 

Via: https://prefeitura.pbh.gov.br/