Uma programação especial para celebrar o aniversário de 9 anos de um dos mais importantes espaços culturais da cidade: o Museu Casa Kubitschek.
Entre as atividades programadas estão visitas mediadas à casa modernista sede do museu, aos jardins e à exposição “Trama”, que reúne trabalhos de bordadeiras e objetos de design inspirados na Pampulha. Também haverá uma oficina de carimbaria botânica e a distribuição de mudas do jardim, além de mais uma edição do projeto “Caminhos Arquitetônicos”.
- Dia 10 de setembro, sábado, das 9h às 17h
- Toda a programação é gratuita.
- As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo e-mail [email protected]
Inaugurado em 2013, o Museu Casa Kubitschek, gerido pelo Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, tem como sede uma casa modernista projetada por Oscar Niemeyer (1907-2012) e construída em 1943 para ser residência de fim de semana de Juscelino Kubitschek. Marco da arquitetura moderna em Belo Horizonte, a casa é cercada por um exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados.
O imóvel é uma das obras-primas do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e tombado pelas instâncias do patrimônio municipal, estadual e federal.
Programação
9h – Visita mediada à casa modernista
Nesta visita, conduzida pelo arquiteto e professor de História da Arte, Cândido Dutra de Moraes Filho, serão abordadas as características arquitetônicas da casa que abriga o Museu Casa Kubitschek – marco da arquitetura moderna residencial em Belo Horizonte.
10h – Visita mediada aos jardins
Os participantes serão convidados a percorrer os jardins do museu, explorando suas características botânicas, artísticas e históricas. Os jardins do museu foram projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno. Sua concepção plástica de grande liberdade e seu rigor botânico fizeram de sua obra um marco na história do paisagismo.
11h – Oficina de carimbaria botânica
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de realizar composições com os carimbos das espécies botânicas dos jardins do Museu Casa Kubitschek, criando seu próprio jardim.
15h – Caminhos Arquitetônicos
Os participantes serão convidados a percorrer um pequeno trecho da orla da Lagoa da Pampulha, acompanhados pelas educadoras do Museu Casa Kubitschek, que estimularão o público a interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território – história, arquitetura, paisagismo, artes, hidrografia etc.
16h – Visita mediada à exposição Trama
A exposição reúne os trabalhos das bordadeiras que participam do projeto “Bordando Memórias” e os protótipos de objetos de design criados no “Lab Design”, colocando a casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek em diálogo com obras inspiradas no território Pampulha.
10h às 17h – Distribuição de mudas
Ao visitar o MCK, o público tem a oportunidade de levar para casa uma muda de planta confeccionada a partir do próprio jardim do museu, que conta com cerca de 80 espécies botânicas, em sua maioria, originárias de regiões tropicais.
LOCALIZAÇÃO: Casa Kubitschek
INFORMAÇÕES
DATA: sab, 10/09/2022 – 09:00 a sab, 10/09/2022 – 17:00
10 de setembro, sábado, das 9h às 17h
ENTRADA: GRATUITO