Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Centro Cultural Pampulha celebra 22 anos com programação de Aniversário

Centro Cultural Pampulha celebra 22 anos com programação de Aniversário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Centro Cultural Pampulha (CCP) realiza, neste sábado (8), das 8h às 21h, uma série de atrações para celebração dos 22 anos do equipamento cultural. A programação conta com aulas, sarau, roda de capoeira e apresentações artísticas. O evento é gratuito e mais informações podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

Inaugurado em 8 de outubro de 2000, com recursos aprovados no Orçamento Participativo, o Centro Cultural Pampulha procura formar e capacitar os moradores do bairro e adjacências, despertando neles a noção de cidadania por meio de programas que permitem a reflexão e a memória dos cidadãos. Com aproximadamente 370 m², o espaço cultural abriga biblioteca, sala de projeção, oficinas e administração, auditório, cozinha, jardins interno e externo e ampla área para apresentações artísticas e outras atividades.

De acordo com as estatísticas mensais do CCP, o equipamento oferece uma programação diversificada para públicos de todas as idades, sendo realizada, em média, 75 atividades no centro cultural, 80 empréstimos de livros em sua biblioteca, e 1.428 atendimentos por mês. Além disso, uma das atividades mais procuradas pelo público do Centro Cultural, são as oficinas e aulas oferecidas pela Escola Livre de Artes – Arena da Cultura.

De acordo com Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais, “o Centro Cultural Pampulha tem obtido importantes resultados no que diz respeito à garantia do acesso aos bens culturais no bairro Urca, bem como no território e bairros de seu entorno, especialmente Itatiaia, Confisco, Serrano, Santa Terezinha, Castelo e Alípio de Melo. O Centro Cultural é referência em uma região altamente populosa e que pulsa Cultura, garantindo a convivência criativa e cidadã da população, através de ações de fomento, formação, difusão, promoção da leitura e da escrita, memória e patrimônio, dentre outros”.

Programação de Aniversário do CCP

A programação inicia às 8h, com a aula Lian Gong, uma das atividades contínuas oferecidas no espaço. O Lian Gong é uma ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde, sob orientação da terapeuta ocupacional Kelly Abrantes, destinado ao público adulto e idoso.

Às 9h, a atividade do Taekwondo possibilitará o contato com a arte marcial baseada nas tradições culturais coreanas, sob a orientação do professor voluntário Marinho, para público a partir de 5 anos de idade. Esta atividade também é continuada e compõe a programação da unidade há anos.

Às 10h, a Rua de Lazer será um momento de diversão e descontração para crianças e adolescentes, ofertada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Outra atração será a dança em cadeira de rodas com Karen Aguiar e José Maia, às 10h30, sob orientação da educadora física Beth Lobão. A atividade é contínua e foi iniciada pela terapeuta de movimento Marta Mattos, e, no momento, é desenvolvida por Karen Aguiar.

Às 15h, a atividade será com o Clube de Leitura Infantil, encontro realizado mensalmente na biblioteca. A atividade busca, além de estimular a leitura, ajustar laços com os participantes e tem como público, além das crianças, os amantes da literatura infantil. Compõe ainda a programação, às 18h, a Roda de Capoeira com a turma do Mestre Bentivi e convidados. O Mestre Bentivi é também voluntário na unidade e oferta de forma contínua aulas de capoeira para público a partir de 5 anos de idade.

Às 18h30, é a vez de uma apresentação musical com a presença da cantora Alabá, acompanhada pelo senhor Osvaldo José da Silva, no violão com músicas populares.

Sarau para Ouvir e Contar, mediado por Dadá Ramos, acontece às 19h. Esse é um momento de ouvir e contar uma boa história, dos mais variados temas. Esta atividade compõe a programação da unidade, em formatos presencial e virtual, de acordo com cada edição.

Às 20h, a aula Zumba com Sirlene, convida o público para fazer juntos movimentos de coreografias do ritmo. O Projeto Social “Dance Mais” foi idealizado pela educadora física Sirlene Mendes e acontece em diversas praças de Belo Horizonte, todas as semanas.

A programação encerra com uma apresentação artística de dança cigana do Grupo Flor de Lis, às 21h. O grupo é formado por participantes das aulas de dança cigana que acontecem no Centro Cultural Pampulha, sob orientação de Maria do Socorro. A intenção é trazer toda alegria das saias das ciganas que rodopiantes manifestam o ritmo da vida e da alegria de fazer parte deste grupo.

Centro Cultural Pampulha

R. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca – Belo Horizonte

Contato: (31) 3277-9292 e 3277-9293 | [email protected] 

Horário de Funcionamento: Terça à sexta, das 9h às 19h (durante a semana, as bibliotecas funcionam até às 18h), e Sábados, das 9h às 17h.

Acesse a programação em: portalbelohorizonte.com.br