Conheça a Lagoa da Pampulha usando o audioguia, aplicativo gratuito com audioguia de seis roteiros de BH

Bom BH foi publicado, um aplicativo gratuito da Web com seis scripts da cidade emblemática, mapeado e disse aspectos da arquitetura urbana e planejamento, artes, história e gastronomia local.

As rotas, no total de seis, para serem percorridas presencialmente passam pela Rua Sapucaí, Praça da Liberdade, Pampulha, Bairro Santa Tereza, Rua da Bahia e Viaduto Santa Tereza. As narrações de cada um dos 80 pontos de destaque são acionadas automaticamente de acordo com a localização do usuário. Isso é possível por meio da tecnologia de localização e navegação desenvolvida pela startup Zapt Tech, especializada em soluções Phygital de geolocalização e interatividade.

A B Arquitetura e Design, é a empresa responsável pela concepção, realização e curadoria do projeto, destaca que os percursos foram definidos pensando na riqueza cultural de cada ponto.

Cada roteiro busca trazer o que há de mais marcante no contexto em que ele está inserido, mostrando a coexistência de diferentes culturas, histórias e cotidianos em Belo Horizonte, começando pela Praça da Liberdade, nos com belos edifícios do início do século XX, construídos para funcionar o centro administrativo do Estado, mas que sofreram uma grande conversão e abrigam um dos maiores circuitos culturais do Brasil. Descendo a Rua da Bahia até a Avenida Afonso Pena, percorre-se um icônico corredor histórico, que por meio da Arquitetura preservada que transmite a memória dos primórdios da capital e mostra as marcas das transformações que ocorreram ao longo dos anos. Seguindo em linha reta, chega-se ao Viaduto Santa Tereza, que, muito além de conectar o centro ao bairro Floresta, é cartão postal de BH e recebe em seus baixios uma diversidade de festas e manifestações culturais. Após o viaduto, virando à esquerda, o maior mirante de arte urbana do mundo: a Rua Sapucaí, palco de carnaval de rua e que reúne ao longo do seu trajeto gastronomia, arte e cultura. Após o viaduto pela Avenida Assis Chateubriand, em direção ao bairro Santa Tereza, o mais tradicional reduto boêmio de Belo Horizonte, que, mesmo a poucos minutos do centro, ainda preserva uma atmosfera tranquila, lembrando uma cidade do interior. O roteiro termina na Pampulha, sinônimo de Patrimônio e Cultura,  que pode ser percorrido em um agradável passeio a pé ou de bicicleta pela orla da lagoa.

O Bem BH pode ser acessado pelo QR Code abaixo ou diretamente no site bembh.com.br.  O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tendo a MGS Administração e Serviços como patrocinadora dessa primeira edição.

Sobre a Equipe B

A Equipe B é uma empresa de arquitetura que atua em todo território nacional e desenvolve projetos culturais nos campos da museografia, expografia e promoção do patrimônio. Com sede em Belo Horizonte, a empresa foi fundada em 2007 e tem como sócios os arquitetos Bianca Ribeiro, Fernando Pacheco e Leandro Magalhães.

Devido à natureza multidisciplinar dos trabalhos, atuamos sempre em equipe, integrando profissionais de campos como arquitetura, design, museologia, comunicação, engenharia e tecnologia da informação. A pluralidade de olhares e formações faz com que cada projeto seja único, possibilitando o alcance de respostas criativas, inovadoras e contemporâneas para cada demanda. Nossos trabalhos têm como base processos colaborativos, que respeitam os lugares e as pessoas envolvidas, buscando o atendimento e a valorização dos contextos sociais e culturais específicos de cada demanda. Para mais informações acesse https://www.equipeb.arq.br/.

Sobre a Zapt Tech

A Zapt Tech é a primeira empresa brasileira especializada em soluções geolocalização indoor e totalmente integrada com o outdoor. Além do IPS (o “GPS Indoor”), possui diversas soluções para tanto melhorar a experiência na jornada dos clientes, quanto a gestão, produtividade e resultados para diversos tipos de negócios como: varejo, hospitais, Aeroportos, Rodoviárias, , centro de convenções, etc. Mapas digitais ultra interativos, comunicação e interações por mera proximidade, visitas guiadas são alguns dos serviços ofertados para os usuários, diretamente pelos seus aparelhos celulares. Em 2020 foi eleita top 10 na categoria de Retail Techs e 2021 Top 5 na categoria de IOT pela 100 Open Startups.

Via: www.pracadaliberdade.com