Iemanjá é homenageada na orla da Lagoa da Pampulha

Iemanjá é homenageada, na Lagoa da Pampulha, em BH, neste sábado (2). A data é dedicada ao orixá feminino, associado à proteção dos mares e dos pescadores, em reverência à ancestralidade africana. Desde 2014, a festa abre o Carnaval da capital mineira.

Conforme informações da organização, o “6º Presente Ecológico de Iemanjá” reuniu, a partir das 16h, cerca de mil pessoas na orla da lagoa, em frente ao monumento da figura mítica e religiosa, também conhecida como Janaína, Kaiá e Aziri.

Após a concentração, houve um cortejo, por volta das 18h, até as águas – que receberam as oferendas sob atabaques do Afoxé Bandarerê. Os presentes foram colocados em balaio ecológico especialmente produzido para a manifestação litúrgica.

Presente de Iemanjá

Presente para Iemanjá é entregue às águas da Lagoa da Pampulha

O evento é realizado pela Associação Cultural Afoxé Bandarerê, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Diretoria de Políticas para Igualdade Racial e da Belotur.

Segundo a diretora de Políticas para a Igualdade Racial da PBH, Makota Kisandembu, o município, assim, “reafirma o compromisso com a pauta da promoção de igualdade racial e com as ações afirmativas, na contramão desse período caótico que estamos vivendo”.

“Para os povos tradicionais de matriz africana, ter o poder público local, estadual e federal em adesão e comprometimento com este Presente, neste dia 2 de fevereiro, é de extrema importância”, defende Makota.

 

Via: hojeemdia

, ,
One comment to “Iemanjá é homenageada na orla da Lagoa da Pampulha”
  1. Pingback: Orla da Lagoa da Pampulha vai ganhar mais quilômetros de ciclovias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *