Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em comemoração 122º aniversário da cidade, que aconteceu no dia 12 de dezembro, Belo Horizonte ganha reforços para fomentar o turismo na capital. A orla da Lagoa da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, ganhará seis lunetas para apreciação dos seus atrativos turísticos. Já a sede da Prefeitura receberá os participantes do projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha, que se desdobra com uma visita ao bairro, aos seus empreendimentos, gastronomia, cultura e história.

Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

Categorias

Para fechar a semana, a Belotur apoia institucionalmente a inauguração da Árvore de Natal da 98FM, em parceria com a BHIP. “Essas entregas para o aniversário de Belo Horizonte convidam belo-horizontinos e turistas a perceberem mais detalhes da capital, a descobri-la cada vez mais, a iluminá-la. Parabéns, Belo Horizonte, cidade surpreendente!”, comemora Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Lunetas na Orla da Lagoa da Pampulha

Com o objetivo de valorizar ainda mais nossa paisagem urbana, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, oferece uma opção para quem quer observar o horizonte com mais detalhes. Em comemoração ao aniversário da capital mineira, nesta quinta-feira, dia 12, o Conjunto Moderno da Pampulha ganhará 6 lunetas de observação terrestre, instaladas na orla da lagoa: Península, Mirante Bandeirantes, Mirante São Luís, Vertedouro, Mirante Santa Rosa e Mirante Biguá. Também dentro do projeto, a Belotur irá repor as duas lunetas da rua Sapucaí.

Territórios Urbanos Criativos – Etapa Lagoinha

O projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha busca sensibilizar moradores e empreendedores de Belo Horizonte para o desenvolvimento de iniciativas que impulsionem o turismo de experiência e fomentem a criação de redes de negócios criativos. A primeira etapa abrange o território da Lagoinha e visa valorizar a identidade do bairro e seu entorno, estimulando negócios criativos voltados para o desenvolvimento da região.

Público alvo: Empreendedores da economia criativa, tais como grafiteiros, artesãos, estudantes, designers, artistas plásticos, condutores e guias locais, coletivos criativos e afins.

PROGRAMAÇÃO

Encontros Territórios e Redes Criativas – Terça-feira, dia 10

18h30 às 19h – Credenciamento e café de boas vindas
19h às 20h – Turismo criativo e desenvolvimento territorial/ Caso da Bomba do Hemetério em Olinda (PE) – com Karina Zapata
20h às 20h30 – Associação de Resistência Cultural Afrobrasileira/ Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – com Pai Ricardo de Moura
20h30h às 21h – Movimento Lagoinha Viva – com Daniel Silva Queiroga
21h às 22h – Mesa Redonda
Local: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Avenida Afonso Pena, 1.212 – Centro

Oficina Rolezin Lagoinha – Quarta-feira, dia 11

8h30 às 12h30 – Visita guiada à região da Lagoinha, seus empreendimentos, personagens, gastronomia, cultura e história.
8h30 – Ponto de encontro: Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) – Monumento Liberdade em Equilíbrio.

O Rolezin Lagoinha começa na Praça da Rodoviária, onde acontecerá uma imersão pela história do bairro. Na Passarela do Metrô, estação Lagoinha, os participantes irão entender o contexto urbanístico em que a Lagoinha se encontra. Chegando na Praça Vaz de Melo, o guia explicará a origem do nome do bairro. Na Rua Itapecerica, acontecerá um bate-papo com o ‘Tonhão’, um empreendedor que conheceu a Lagoinha de ontem e continua nela compartilhando suas vivências, além da sede do projeto Viva Lagoinha, as futuras instalações do Café Educa e o conjunto arquitetônico da famosa Casa da Loba.

Em seguida, o tour chega no Quintal do Sô Antônio, referência em agroecologia na cidade, que fica na rua Francisco Soucasseaux. Daí a visita se estende ao bistrô Armazém NºOitO – Casa de Comida. A Universidade Popular do Som e o Mirante Lagoinha serão visitados na rua Diamantina. O tour passa também pelo conjunto IAPI e Pedreira Prado Lopes, onde existe uma ocupação feminina que está ressignificando um galpão através da cultura e empreendedorismo. Na Vila Senhor dos Passos a visita é na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e será conhecida a tradição da Lagoinha. O passeio encerra no Órbi Conecta, uma aceleradora de conexões, com uma roda de conversa.

Aniversário da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, realiza programação cultural e turística gratuita de comemoração do aniversário de 122 anos da cidade. A programação que começou no dia 6 de dezembro e se estende até o dia 15 também conta com shows, espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap, concertos e atividades de diversas linguagens artísticas ocuparão ruas, praças, espaços culturais municipais em todas as regionais da capital mineira com atrações artísticas mineiras e nacionais.

Mais informações para imprensa pelo telefone 4264-0246 (Belotur).