Lagoa da Pampulha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Mesmo com multa, pessoas são flagradas sem máscaras na orla da lagoa da Pampulha

Mesmo com multa, pessoas são flagradas sem máscaras na orla da lagoa da Pampulha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Penalidade de R$ 100 pode ser aplicada por fiscais e guardas municipais a quem não usar equipamento nas ruas de BH

Na manhã desta terça-feira (14), quando passou a valer a aplicação de multa no valor de R$ 100 em Belo Horizonte para quem for flagrado sem máscara, pessoas que caminhavam e corriam na orla da lagoa da Pampulha estavam sem o uso do equipamento de proteção individual no rosto. 

A reportagem de O TEMPO esteve por aproximadamente 30 minutos próximo à igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, e flagrou ao menos 15 pessoas sem máscara.

Caminhando sozinha, a funcionária pública federal Ângela Sampaio, de 53 anos, não usava o protetor no rosto. O equipamento estava no pescoço.

“Eu acho que deveriam ter medidas mais efetivas. No meu caso, estou caminhando sem máscara, estou com a máscara pendurada no pescoço e, caso eu me aproxime de alguém, eu coloco. Andando sozinha não vejo necessidade nenhuma se estou em uma área com poucas pessoas. A prefeitura devia preocupar mais com o transporte público, que lá está o problema. E não nessa caminhada que a pessoa faz solitária ao ar livre para trabalhar a parte respiratória e tirar estresse”, afirmou.

Troca de pista, mas sem consciência

Um grupo com três mulheres e um homem que caminhava sem respeitar o distanciamento e sem a proteção facial trocou de pistas duas vezes ao avistar o fotógrafo Uarlen Valério.

Ao perceber que estava sendo fotografado, o quarteto colocou o protetor. Quando questionado, o homem, que não se identificou, se limitou a questionar se a reportagem tinha conhecimento do decreto. 

Pela lei, no primeiro momento, quem for flagrado sem máscara é orientado a colocar o protetor. Caso haja resistência, a multa é aplicada. No entanto, a obrigatoriedade do uso da máscara na capital devido à pandemia do coronavírus ocorre desde abril.

Via: Otempo