Pontos são cercados na orla da Lagoa da Pampulha e pedestres desrespeitam!

Mesmo com o cercamento, homem foi flagrado por O Tempo praticando caminhada na praça da Fleming, que está interditada.

Mesmo com o cercamento por meio de grades imposto em alguns pontos da orla da Lagoa da Pampulha para combater aglomerações e promover a prevenção contra o coronavírus, alguns praticantes de atividades físicas ainda insistem em desrespeitar as regras. 

Apesar do baixo movimento, na manhã dessa quinta-feira (9), a reportagem de O Tempo flagrou um homem praticando caminhada na praça da Fleming, que está totalmente cercada pelas grades. No momento em que é flagrado pela equipe de reportagem, ele já está no final da atividade e, com calma e sem muito esforço, retira a grade para sair de dentro do cerco. Em aproximadamente uma hora que a equipe permaneceu no local, apenas uma viatura da Guarda Municipal foi vista fazendo ronda na região.

Na praça da Igrejinha da Pampulha, que também foi cercada por grades para impedir aglomerações, o movimento de praticantes também era baixo nessa quinta-feira. Entretanto, apesar das cercas instaladas, quem optou pela orla para caminhar, correr ou andar de bicicleta não se intimidou com a medida e dividiu espaço com os carros na avenida Otacílio Negrão de Lima para continuar as atividades.

Em nota a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) de Belo Horizonte informou que O policiamento para evitar tal problema “cabe às forças de Segurança Pública, o que inclui a Guarda Municipal, a Polícia Militar e demais”.  Disse ainda que “No caso da Prefeitura de Belo Horizonte, esta missão está a cargo da Guarda Municipal, que está se desdobrando para atuar em todo o município, seja na fiscalização do comércio ou no combate à aglomeração de pessoas nos espaços públicos”. 

A pasta pontuou ainda que para que nessa sexta-feira (10) todos os pontos passíveis de aglomeração estarão totalmente interditados e que para garantir que  as restrições sejam respeitadas, “serão realizadas rondas em viatura e à pé durante todo o dia no local”.

Medidas restritivas
Na última terça-feira (7), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que o executivo municipal iria impor medidas mais restritivas no acesso à orla, para evitar que aglomerações, como no caso do último fim de semana em que grande quantidade de pessoas estiveram na orla da lagoa para praticar exercícios, ocorram no local.

 Dentre as medidas, segundo Kalil está a interdição completa da orla da lagoa, que totaliza 18km. O acesso seria feito apenas por automóveis. A medida ainda está em estudo pelo executivo municipal em conjunto com a BHTrans.

“Na Pampulha, vamos fazer um plano com a BHTrans. Vai entrar só carro, o pessoal não entendeu que não estamos de férias, que é um ótimo dia para ficar em casa. Vamos estudar. Ainda não sei como vai ser, mas vai ser. Onde houver aglomerações, vamos tentar evitar a circulação de pessoas”, disse Kalil na última terça-feira.

Até o momento as praças da Fleming e da Igrejinha da Pampulha, além de pelo outros dois pontos da orla da Lagoa da Pampulha onde estão as chamadas academias da cidade, que possuem equipamentos disponibilizados para a prática de exercícios físicos, estão cercadas por grades.

Mais Buscados

App de mobilidade urbana oferece aluguel gratuito de bicicletas na Lagoa da Pampulha PampulhaAulão Solidário de InvernoAulão Solidário de Inverno 2018Aulão Solidário de Inverno na lagoa da Pampulhacapivaras que vivem na Lagoa da Pampulha foram esterilizadasCasa do Baile na Lagoa da Pampulha em BHChama Chuva lança clipe na Lagoa da PampulhaCorrida Circuito das Estações 2019Despoluição da Lagoa da Pampulhaem Belo Horizonte.Empresa que vai contar jacarés na Lagoa da Pampulha será escolhida em SetembroFotos da Lagoa da PampulhaIemanjá é homenageada na Lagoa da PampulhaIgreja da PampulhaIgreja São Francisco de Assis na PampulhaIgrejinha Pampulha será restauradaImplantação de bacia de detenção contra enchentes na Lagoa da Pampulha entra em nova faseJacaré aparece na Orla da Pampulhajacarés que habitam a Lagoa da PampulhaLagoa da Pampulha prevê gastos de até R$ 37 milhões por anoLagoa da Pampulha provoca sujeira e mau cheirolontra na Lagoa da Pampulhalontra passeando na Lagoa da PampulhaManifestantes bloqueiam ônibus na estação do Move na região da PampulhaMineirinhoMineirãoMineirão criou problema de falta de vagas de estacionamento no entornomulher deu à luz a um menino com a ajuda de militaresMuseu de arte da Pampulha em Belo Horizontena barragem da Lagoa da PampulhaOrla da Lagoa da Pampulha vai ganhar mais cicloviasParque Ecológico Lagoa da PampulhaParque Promotor Francisco Lins do RegoPontos Turísticos Lagoa da Pampulha em BHPrefeitura de BH começa a capturar as capivaras da Lagoa da PampulhaPrefeitura de BH intensifica o manejo das capivaras na orla da Lagoa da PampulhaPrefeitura de BH vai gastar mais na limpeza da LagoaPrefeitura termina manejo das capivarasprefeitura vai retomar serviço de despoluição da Lagoa da Pampulhaproblemas na orla da lagoa da Pampulhatoneladas de lixo são retiradas por dia da Lagoa da Pampulha todos os diastratamento da água da Lagoa da PampulhaVista da Casa do Baile na Lagoa da Pampulha em BHVídeo do jacaré nadando na Lagoa da PampulhaZoológico de Belo Horizonte

O início do cercamento já tem causado resistência em quem pratica atividade física na região. Prestes a desafiar os carros na avenida, a dona de casa Rosilda Soares Silva, 54, defende o bloqueio, mas apenas nos fins de semana. “Vem carro, como é que fica? A gente corre risco da mesma forma. Já que final de semana é onde mora o perigo, é quando deveria fechar. Agora, durante a semana não, o fluxo de pessoas aqui é menor”, conta. 

Via: otempo