Janeiro chega repleto de atrações nos equipamentos culturais da PBH na Pampulha
lagoadapampulha
Não vão faltar opções para vivenciar experiências artísticas, educativas e culturais nos equipamentos museais da Pampulha em janeiro. O ano já começa com intensa agenda de atrações, com atividades para todos os públicos que abarcam brincadeiras lúdicas, exposição, visitas mediadas, oficinas e bate-papo.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
MAP na Casa Fiat de Cultura
O projeto Museus Pampulha e a Casa Fiat de Cultura irão realizar, em parceria, uma série de atividades em janeiro, oferecendo visitas mediadas à exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” e bate-papo com Leda Maria Martins, cujo pensamento teórico inspira um dos núcleos da mostra em cartaz.
A primeira ação acontece no dia 13 de janeiro, às 10h, com a Visita Mediada – Percurso Temático “Pelos Metais de Minas”, que consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em metal presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas as técnicas presentes na escultura em metal focando em suas escolhas artísticas adotadas na exposição. O trajeto circula pelas obras de Amilcar de Castro, Marilá Dardot, Luana Vitra, Renato Madureira, Iole Freitas e Paulo Nazareth. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected].
No dia 17 de janeiro, a partir das 19h30, é a vez dos Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, uma das principais pensadoras da contemporaneidade, integra o ciclo de palestras da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. A mostra promove o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageia – por meio do núcleo “Novos Bustos” – grandes pensadores nacionais: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo.
O bate-papo parte do conceito de Tempo Espiralar que atravessa a obra de Leda e inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo, a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, Casa Fiat de Cultura e Instituto Lumiar e integra o programa “Museus Pampulha – Diálogos MAP” que promove encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar o pensamento e a produção artística em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla.
As atividades seguem com a realização, no dia 27, às 10h, da Visita Mediada – Percurso Temático “Lentes do mundo”, ação do Educativo do Museu de Arte da Pampulha em parceria com a Casa Fiat de Cultura. A visita consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em fotografia presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas questões acerca das escolhas, enquadramentos e técnicas de revelação fotográfica visando experienciar e/ou compreender as propostas artísticas de cada obra. O percurso será entre as obras de Marcel Gautherot, Italo Almeida, Froiid, Pedro Neves, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Nydia Negromonte, Retratistas do Morro e Sara Ramo. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected].
Férias na Pampulha
Durante todo o mês de janeiro, os visitantes do Museu Casa Kubitschek poderão conferir o novo módulo da exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, intitulado “O lazer que mora em mim”. A mostra se inspira na vocação do território que, em 1943, foi criado, em volta da Lagoa da Pampulha, um bairro de recreio. Em 2023, inspiradas pela trajetória do Conjunto Moderno da Pampulha, as mulheres integrantes do grupo Bordando Memórias desenvolveram trabalhos que apresentam o lazer realizado por elas. Andar de bicicleta, apreciar a paisagem, ler, viajar, caminhar, estar com a família e bordar são alguns destes momentos de prazer e descanso vivenciados pelas bordadeiras e que tomam forma nas obras expostas. A exposição pode ser conferida, de quarta a domingo, das 10h às 18h.
O Museu Casa Kubitschek segue no clima de “Férias na Pampulha” e promove a ação “Brincadeiras no Jardim do MCK”, no dia 11 de janeiro, às 10h. É entre as paisagens deixadas por Burle Marx que as crianças são convidadas a se envolver em brincadeiras educativas, incluindo gincanas com água, que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do mais belo cenário, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu. As inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail [email protected].
A programação segue com o “Férias na Pampulha: Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de desenho de observação”, em que a equipe do Educativo do Museu Casa Kubitschek convida o público em geral a refletir, de forma artística, quatro eixos temáticos que tornam o Conjunto Moderno da Pampulha um verdadeiro Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO: arquitetura, design, paisagismo e a própria paisagem cultural. A oficina de desenho de observação pretende instigar a criatividade dos participantes e, no fim da atividade, será proposto a exibição dos desenhos. A atividade acontece no dia 11 de janeiro, às 16h. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
No dia 13 de janeiro, às 15h, o público pode participar da ação “Férias na Pampulha: Visita Mediada aos Jardins de Burle Marx – Edição Especial: oficina agroecológica de produção de bombas de sementes”. Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas. A concepção plástica de grande liberdade e o rigor botânico fizeram dos jardins de Burle Marx um marco na história do paisagismo. Em janeiro, na programação Férias na Pampulha, o Educativo do MCK realiza uma oficina agroecológica de produção de bombas de sementes como forma de promover a educação ambiental que tanto se fez presente no trabalho de Roberto Burle Marx como paisagista. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].
A criançada vai cair na brincadeira nos jardins da Casa do Baile com a ação Tardes Líquidas, dentro da programação do Férias na Pampulha. A atividade será realizada sempre às 14h, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, com brincadeiras que exploram, de forma lúdica e sensível, as relações entre corpo, arquitetura e a paisagem da Pampulha. Parte dessas brincadeiras envolve a água, como a realização de oficinas de bolhas de sabão, “guerra” de balões d’água e chuveiros nos jardins. No dia 23 de janeiro, especialmente, o Tardes Líquidas realiza a Edição Azul, voltada para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) e suas famílias.
As vagas são limitadas, com inscrições prévias, e são voltadas para crianças até 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto responsável, durante toda a programação. Os inscritos devem trazer lanche, roupas de banho, toalha e filtro solar. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
De volta ao Museu Casa Kubitschek no dia 17 de janeiro, às 10h, o Férias na Pampulha apresenta a atividade Ateliê Pampulha- Edição Especial: Pequenos Arquitetos e oficina de produção de mosaico de papel. Um convite ao público para uma visita mediada ao Museu, destacando o mosaico de Paulo Werneck presente no espaço e a realização de oficina de produção de mosaico de papel. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail[email protected].
Também no dia 17, às 15h, acontece o Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de iniciação ao bordado infantil e adulto. Os participantes irão participar de uma visita mediada na exposição Trama: Processos Educativos na Pampulha, que recentemente inaugurou o seu segundo módulo expositivo, Pampulha 80 anos: múltiplos olhares, em celebração ao Conjunto Moderno da Pampulha e, em seguida, são convidados a participar de uma vivência de bordado em homenagem à exposição em destaque e ao projeto Bordando Memórias. Os interessados em participar da atividade devem enviar um e-mail para [email protected].
A intensa agenda tem sequência no dia 18 de janeiro, às 10h. O Museu Casa Kubitschek promove a ação “Férias na Pampulha: Brincadeiras no Jardim do MCK”. É entre as paisagens deixadas por Burle Marx que as crianças serão convidadas a se envolver em brincadeiras educativas, incluindo gincanas com água, que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do mais belo cenário. É necessário se inscrever pelo e-mail[email protected].
No mesmo dia, às 16h, o MCK realiza o “Férias na Pampulha: Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de desenho de observação”, que convida o público a refletir, de forma artística, quatro eixos temáticos que tornam o Conjunto Moderno da Pampulha um verdadeiro Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO: arquitetura, design, paisagismo e a própria paisagem cultural. A oficina de desenho de observação pretende instigar a criatividade dos participantes e, no fim da atividade, será proposto a exibição dos desenhos. A ação volta a acontecer no dia 25 de janeiro, também às 16h. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
A programação especial prossegue com a atividade “Investigadores da Pampulha – Edição Especial: caça ao tesouro nos jardins do MCK”, nos dias 20 e 27 de janeiro, às 15h. Nela, os participantes terão a oportunidade de participar de uma caça ao tesouro com jogos de perguntas e respostas para o público infanto-juvenil como forma de promover a educação ambiental e patrimonial do Conjunto Moderno e Arquitetônico e do Museu. Para participar, é necessário enviar um e-mail para [email protected].
Janeiro chega repleto de atrações nos equipamentos culturais da PBH na Pampulha
lagoadapampulha
Não vão faltar opções para vivenciar experiências artísticas, educativas e culturais nos equipamentos museais da Pampulha em janeiro. O ano já começa com intensa agenda de atrações, com atividades para todos os públicos que abarcam brincadeiras lúdicas, exposição, visitas mediadas, oficinas e bate-papo.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
MAP na Casa Fiat de Cultura
O projeto Museus Pampulha e a Casa Fiat de Cultura irão realizar, em parceria, uma série de atividades em janeiro, oferecendo visitas mediadas à exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” e bate-papo com Leda Maria Martins, cujo pensamento teórico inspira um dos núcleos da mostra em cartaz.
A primeira ação acontece no dia 13 de janeiro, às 10h, com a Visita Mediada – Percurso Temático “Pelos Metais de Minas”, que consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em metal presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas as técnicas presentes na escultura em metal focando em suas escolhas artísticas adotadas na exposição. O trajeto circula pelas obras de Amilcar de Castro, Marilá Dardot, Luana Vitra, Renato Madureira, Iole Freitas e Paulo Nazareth. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected].
No dia 17 de janeiro, a partir das 19h30, é a vez dos Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, uma das principais pensadoras da contemporaneidade, integra o ciclo de palestras da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. A mostra promove o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e homenageia – por meio do núcleo “Novos Bustos” – grandes pensadores nacionais: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo.
O bate-papo parte do conceito de Tempo Espiralar que atravessa a obra de Leda e inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo, a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, Casa Fiat de Cultura e Instituto Lumiar e integra o programa “Museus Pampulha – Diálogos MAP” que promove encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar o pensamento e a produção artística em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla.
As atividades seguem com a realização, no dia 27, às 10h, da Visita Mediada – Percurso Temático “Lentes do mundo”, ação do Educativo do Museu de Arte da Pampulha em parceria com a Casa Fiat de Cultura. A visita consiste em um percurso de mediação que atravessa as obras realizadas em fotografia presentes na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, na qual serão abordadas questões acerca das escolhas, enquadramentos e técnicas de revelação fotográfica visando experienciar e/ou compreender as propostas artísticas de cada obra. O percurso será entre as obras de Marcel Gautherot, Italo Almeida, Froiid, Pedro Neves, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Nydia Negromonte, Retratistas do Morro e Sara Ramo. Informações e inscrições pelo e-mail [email protected].
Férias na Pampulha
Durante todo o mês de janeiro, os visitantes do Museu Casa Kubitschek poderão conferir o novo módulo da exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, intitulado “O lazer que mora em mim”. A mostra se inspira na vocação do território que, em 1943, foi criado, em volta da Lagoa da Pampulha, um bairro de recreio. Em 2023, inspiradas pela trajetória do Conjunto Moderno da Pampulha, as mulheres integrantes do grupo Bordando Memórias desenvolveram trabalhos que apresentam o lazer realizado por elas. Andar de bicicleta, apreciar a paisagem, ler, viajar, caminhar, estar com a família e bordar são alguns destes momentos de prazer e descanso vivenciados pelas bordadeiras e que tomam forma nas obras expostas. A exposição pode ser conferida, de quarta a domingo, das 10h às 18h.
O Museu Casa Kubitschek segue no clima de “Férias na Pampulha” e promove a ação “Brincadeiras no Jardim do MCK”, no dia 11 de janeiro, às 10h. É entre as paisagens deixadas por Burle Marx que as crianças são convidadas a se envolver em brincadeiras educativas, incluindo gincanas com água, que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do mais belo cenário, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu. As inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail [email protected].
A programação segue com o “Férias na Pampulha: Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de desenho de observação”, em que a equipe do Educativo do Museu Casa Kubitschek convida o público em geral a refletir, de forma artística, quatro eixos temáticos que tornam o Conjunto Moderno da Pampulha um verdadeiro Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO: arquitetura, design, paisagismo e a própria paisagem cultural. A oficina de desenho de observação pretende instigar a criatividade dos participantes e, no fim da atividade, será proposto a exibição dos desenhos. A atividade acontece no dia 11 de janeiro, às 16h. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
No dia 13 de janeiro, às 15h, o público pode participar da ação “Férias na Pampulha: Visita Mediada aos Jardins de Burle Marx – Edição Especial: oficina agroecológica de produção de bombas de sementes”. Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas. A concepção plástica de grande liberdade e o rigor botânico fizeram dos jardins de Burle Marx um marco na história do paisagismo. Em janeiro, na programação Férias na Pampulha, o Educativo do MCK realiza uma oficina agroecológica de produção de bombas de sementes como forma de promover a educação ambiental que tanto se fez presente no trabalho de Roberto Burle Marx como paisagista. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].
A criançada vai cair na brincadeira nos jardins da Casa do Baile com a ação Tardes Líquidas, dentro da programação do Férias na Pampulha. A atividade será realizada sempre às 14h, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, com brincadeiras que exploram, de forma lúdica e sensível, as relações entre corpo, arquitetura e a paisagem da Pampulha. Parte dessas brincadeiras envolve a água, como a realização de oficinas de bolhas de sabão, “guerra” de balões d’água e chuveiros nos jardins. No dia 23 de janeiro, especialmente, o Tardes Líquidas realiza a Edição Azul, voltada para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) e suas famílias.
As vagas são limitadas, com inscrições prévias, e são voltadas para crianças até 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto responsável, durante toda a programação. Os inscritos devem trazer lanche, roupas de banho, toalha e filtro solar. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
De volta ao Museu Casa Kubitschek no dia 17 de janeiro, às 10h, o Férias na Pampulha apresenta a atividade Ateliê Pampulha- Edição Especial: Pequenos Arquitetos e oficina de produção de mosaico de papel. Um convite ao público para uma visita mediada ao Museu, destacando o mosaico de Paulo Werneck presente no espaço e a realização de oficina de produção de mosaico de papel. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected].
Também no dia 17, às 15h, acontece o Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de iniciação ao bordado infantil e adulto. Os participantes irão participar de uma visita mediada na exposição Trama: Processos Educativos na Pampulha, que recentemente inaugurou o seu segundo módulo expositivo, Pampulha 80 anos: múltiplos olhares, em celebração ao Conjunto Moderno da Pampulha e, em seguida, são convidados a participar de uma vivência de bordado em homenagem à exposição em destaque e ao projeto Bordando Memórias. Os interessados em participar da atividade devem enviar um e-mail para [email protected].
A intensa agenda tem sequência no dia 18 de janeiro, às 10h. O Museu Casa Kubitschek promove a ação “Férias na Pampulha: Brincadeiras no Jardim do MCK”. É entre as paisagens deixadas por Burle Marx que as crianças serão convidadas a se envolver em brincadeiras educativas, incluindo gincanas com água, que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do mais belo cenário. É necessário se inscrever pelo e-mail [email protected].
No mesmo dia, às 16h, o MCK realiza o “Férias na Pampulha: Ateliê Pampulha – Edição Especial: oficina de desenho de observação”, que convida o público a refletir, de forma artística, quatro eixos temáticos que tornam o Conjunto Moderno da Pampulha um verdadeiro Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO: arquitetura, design, paisagismo e a própria paisagem cultural. A oficina de desenho de observação pretende instigar a criatividade dos participantes e, no fim da atividade, será proposto a exibição dos desenhos. A ação volta a acontecer no dia 25 de janeiro, também às 16h. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected].
A programação especial prossegue com a atividade “Investigadores da Pampulha – Edição Especial: caça ao tesouro nos jardins do MCK”, nos dias 20 e 27 de janeiro, às 15h. Nela, os participantes terão a oportunidade de participar de uma caça ao tesouro com jogos de perguntas e respostas para o público infanto-juvenil como forma de promover a educação ambiental e patrimonial do Conjunto Moderno e Arquitetônico e do Museu. Para participar, é necessário enviar um e-mail para [email protected].
Mais informações:
Museu Casa Kubitschek – [email protected]
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – [email protected]
Museu de Arte da Pampulha – [email protected]
Mais Lidos
Acupuntura e o Alívio Natural da Dor: você sabe como funciona?
Programação Outubro 2024 – Centro Cultural Jardim Guanabara
Programação Outubro 2024 – Centro Cultural Alto Vera Cruz
Programação Outubro de 2024 – Centro Cultural Vila Santa Rita
Mais visto
Acupuntura e o Alívio Natural da Dor: você sabe como funciona?
Programação Outubro 2024 – Centro Cultural Jardim Guanabara